Filho é apontado como mandante de assassinatos em Arabutã. Crime foi motivado por dinheiro.

O delegado de polícia responsável pela Divisão de Investigações Criminais de Concórdia Álvaro Optiz concedeu entrevista coletiva no final da tarde desta sexta-feira (21) e confirmou os detalhes sobre a investigação do crime que chocou a região do Alto Uruguai Catarinense no dia 30 de março deste ano. O assassinato de mãe e filha e tentativa de homicídio praticados em Linha Guaraipo, interior de Arabutã. Optiz confirmou que o principal acusado de ter efetuado os disparos é o homem de iniciais N.M.H., 27 anos, de Seara, detido ainda no início das investigações, por porte ilegal de arma.

Segundo o delegado, ele confessou o crime, sendo que a motivação está ligada a uma herança.  Consta que na noite dos assassinatos o acusado teria se dirigido até a casa do pai com a intenção de fazer um acerto de contas, porém não esperavam que Lisete Lohman, 42 anos e Estéfani Lohman, 10 anos, esposa e filha de Valdir, estavam em casa. Ainda conforme o delegado, durante a ação a menina teria arrancado o capuz de um dos suspeitos e reconhecido o rapaz, que segundo as investigações era vizinho das vítimas, dando sequência as execuções.

Com relação aos outros dois detidos, G. D. 33 anos, filho de Valdir, seria o mandante do crime. Já o adolescente de 17 anos teria participado da ação, ambos são moradores de Arabutã e estão negando a participação, sendo que o rapaz foi detido na tarde de hoje.

Álvaro Optiz disse que deve concluir o inquérito nos próximos dias. Ele ressalta que os acusados de 27 e 33 anos serão indiciados por dois homicídios duplamente qualificado, um homicídio qualificado tentado, o furto tentado, já que a caminhonete da vítima foi levada no dia do crime para simular um assalto e a corrupção de menores envolvendo o adolescente. O rapaz que foi recolhido para o Casep, também fica a disposição da justiça.

Resultado de imagem para IMAGENS DE LISETE LOHMANN

Nota da Polícia Civil:

A Polícia Civil, através da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira (DIC/Fron) de Concórdia, prendeu e apreendeu envolvidos nos bárbaros crimes ocorridos no dia 30/03/2016, em Linha Guaraipo, interior do Município de Arabutã, praticados em face das vítimas Lisete Marilete Berner Lohmann, Stefani Letícia Lohmann (10 anos), Valdir Dannenhauer.

Após aproximadamente 7 meses de investigações, foram identificados os autores dos delitos e seu mandante, assim como esclarecida a motivação.

No dia 21/09/2016, a equipe de investigação da DIC/Fron de Concórdia já havia dado cumprimento a um mandado de prisão temporária, expedido pelo Juízo de Ipumirim, em desfavor de N. M. H. (27 anos).

No dia 23/09/2016, Policiais Civis desta DIC/Fron localizaram e apreenderam a arma utilizada dos crimes (01 revólver, calibre .38 Special, marca Rossi), já estando inserido no Inquérito Policial o competente laudo pericial de comparação balística confirmando tal fato.

No dia 20/10/2016, foram presos preventivamente N. M. H. (27 anos), partícipe dos crimes, e G. D. (33 anos), mandante e responsável pelos disparados efetuados contra as vítimas.

No dia 23/09/2016, foi apreendido um adolescente infrator, partícipe dos delitos.

Nos próximos dias serão concluídos o Inquérito Policial e o Auto de Apuração de Ato Infracional, ambos instaurados junto à DIC/Fron de Concórdia, os quais serão encaminhados a Juízo para dar início aos respectivos processos.

Cumpre destacar a colaboração do Ministério Público da Comarca de Ipumirim para o deslinde dos fatos.

Estaremos à disposição da Imprensa, para eventual esclarecimento, a partir das 17h00min, na sede da DIC/Fron de Concórdia

Fonte: Rádios Rural e Atual