Enem 2016: confira quatro passos para acertar na redação Diogo Sallaberry/Agencia RBS

Com 64 páginas, o manual de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta semana, é uma leitura indispensável para quem quer arrasar na prova deste ano. Dividida em duas partes, a cartilha traz na primeira seção cinco tópicos que tratam sobre a chamada matriz de referência para a questão e explica as competências avaliadas, incluindo quantos pontos cada item vale e o que deve ser evitado. Já a segunda parte seleciona exemplos de redações avaliadas com nota máxima nas três últimas edições. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.

O teste é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, além da redação. Entre cada explicação do manual de redação, é possível encontrar também dicas do que fazer e do que evitar. A supervisora pedagógica do portal Redação Online, Juliane Motta, ajudou a elencar os principais pontos da cartilha que merecem atenção. Segundo ela, o diferencial da redação do Enem em relação à maioria dos vestibulares, é que é exigida uma tese, um posicionamento claro:

— É preciso argumentar bem em defesa da tese e isso requer conhecimento sobre o tema. Como não se sabe previamente, a dica é estudar o maior número de assuntos atuais possível, levando em conta que o Enem sempre aborda algo social, como no ano passado a violência contra a mulher.

Além disso, a supervisora pedagógica alerta para a competência que pede uma proposta de intervenção (que deve ser escrita junto ao texto, como uma espécie de conclusão). A dica de Juliane é não propor nada vago e, se possível, responder às três questões básicas: quem faz, o que faz e como faz.

— Tem que ser viável, algo pensado na totalidade, que esteja pronto para, se for o caso, ser aplicado naquele contexto. É importante também que essa proposta envolva esferas variadas da sociedade como ONGs, o governo e a mídia — resume.

Por fim, o título no Enem é opcional e a ausência dele não implica penalidades. Além disso, a supervisora pedagógica faz um alerta sobre os direitos humanos, quesito que, se for ferido, zera a prova.

— No ano passado, por exemplo, surgiu uma questão em que se sugeria espancar o estuprador. Isso fere os direitos humanos, de maneira nenhuma se pode fazer isso. É preciso ter cuidado na hora de propor ações assim na redação — conclui ao pontuar que um dos fortes candidatos a tema neste ano é a sustentabilidade.

O que é um texto dissertativo-argumentativo

É um texto que defende uma tese ou opinião e usa explicações para justificar o posicionamento do autor. É dissertativo porque explica, exemplifica, analisa ou interpreta aspectos dentro da temática solicitada. É argumentativo porque defende ou refuta ideias dentro do tema.

Baixe a cartilha do Enem em leiadc.sc/cartilhadoenem

Quatro passos para o texto perfeito

01 Ter um posicionamento claro sobre a tese:

- A tese é a ideia que será defendida no texto. Ela deve estar relacionada ao tema e deve estar apoiada em argumentos ao longo da redação- Evitar fazer um texto de caráter apenas expositivo

- Cuide para não ficar preso às ideias desenvolvidas nos textos motivadores ou copiar trechos deles – A tese é a ideia que será defendida no texto. Ela deve estar relacionada ao tema e deve estar apoiada em argumentos ao longo da redação

02 Argumentar de forma consistente sobre este posicionamento:

- Argumento é a justificativa para convencer o leitor a concordar com a tese defendida. Cada argumento deve responder à pergunta “por quê?”, em relação à tese defendida

- Para isso, leia com bastante atenção o tema proposto e observe a tipologia textual exigida (por exemplo, texto dissertativo-argumentativo)

- Leia os textos motivadores, observando as palavras ou os fragmentos que indicam o posicionamento dos autores

- Identifique, em cada texto motivador, se for o caso, a tese e os argumentos apresentados pelos autores para defender seu ponto de vista

- Reflita sobre o posicionamento dos autores dos textos motivadores

- Leia atentamente as instruções apresentadas após os textos motivadores

03 Usar estratégias argumentativas para desenvolver as ideias:

- Exemplos, dados estatísticos, pesquisas, pequenas narrativas ilustrativas e alusões históricas são algumas estratégias argumentativas 

- Reúna todas as ideias sobre o tema e as organize em uma estrutura coerente. Cada parágrafo deve desenvolver um tópico frasal

- Cuidado para não fugir do tema. Em 2015, era “a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Ocorre fuga se for falado sobre violência, sem mencionar a mulher, ou, ainda, se falar sobre a violência contra a mulher em diferentes países, sem mencionar o Brasil

- Evite propor ações vagas na proposta de intervenção

04 Ser coeso, coerente e plausível quando tratar das ideias apresentadas:

- Isso depende da relação de sentido entre as partes do texto, da precisão vocabular, da seleção de argumentos, da adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real- Evite escrever frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico-gramatical

- Cuide com a repetição ou a substituição inadequada de palavras e a falta de emprego de pronomes, advérbios, artigos e sinônimos

- Nunca contrarie os direitos humanos, em qualquer hipótese

- Evite usar clichês, frases prontas e mencionar filósofos sem que a citação esteja contextualizada com a tese

- Busque responder “Quem faz? O que faz? Como faz?” na hora de elaborar a proposta de intervenção

- Envolva esferas variadas como ONGs, governo e mídia na proposta de intervenção

Fonte: Cartilha do Enem 201

FONTE: DIÁRIO CATARINENSE