Em virtude dos altos volumes de chuva registrados no estado nas últimas 72 horas, bem como a indicação da continuidade das chuvas para os próximos dias, há risco para deslizamentos de terra em todas as regiões do Estado especialmente, no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Destaque para os municípios de Ituporanga, Palhoça, Jaraguá do Sul, Blumenau, Brusque, Timbó, Pomerode, Balneário Camboriú, Vidal Ramos, Ponte Serrada, Xanxerê, Chapecó, Seara, Concórdia. Fonte: Cemaden. Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

ALERTA PARA RISCO DE INUNDAÇÕES EM SC

Conforme AVISO METEOROLÓGICO emitido, são esperados volumes significativos de chuva entre esta terça (30) e quarta-feiras (31). Caso as previsões se confirmem, há risco de inundações nos médios e grandes rios nos municípios do Vale do Itajaí, especialmente no Alto Vale, Rio Canoas, Rio Cará, Rio Uruguai e todas as bacias do Litoral Sul.

Atenção para possibilidade de inundações nas Bacias do Rio do Peixe, Rio Tijucas e Rio Queimados.

Cabe ressaltar que as chuvas podem vir com forte intensidade podendo ocorrer alagamentos e enxurradas nos rios menores em todas as Regiões do Estado.

No Boletim das  15h52min manteve para as próximas 3 horas: chuva persistente de intensidade fraca a moderada no Meio Oeste de SC.

AVISO METEOROLÓGICO E MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM  de 30/05/2017 às 16h00min

Previsão de chuva forte com risco de inundações – deslizamentos de terra – rajadas fortes de vento – mar agitado em Santa Catarina!

Nesta terça e quarta-feira (30 e 31/05), a passagem de um ciclone do Oeste para o Litoral de SC, provoca chuva persistente no Estado.

Na terça (30/05), o acumulado de chuva pode chegar a 60 mm a 80 mm especialmente no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul de SC.

Na quarta (31/05), pode chegar a 80 mm e 100 mm em todas as regiões.

Na quinta-feira (01/06), a chuva persiste no Sul do Estado, com acumulado que pode chegar a 50 mm e 70 mm.

Entre a tarde de quarta (31/05) e manhã de sexta-feira (02/06), são esperadas rajadas de vento Sul que podem chegar a 50 a 70 km/h no Litoral de SC, devido à intensificação do ciclone próximo da costa catarinense.

Nos dias 31/05 a 02/06 a maré alta deve provocar alagamentos nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Os alagamentos serão provocados pelos seguintes fatores: agitação marítima (ondas de 2.0 a 2.5 m), influência da maré, ventos do quadrante sul, nos dias 01 e 02/06, e chuvas fortes e contínuas ocorridas no estado. Recomenda-se atenção nos locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros.

Confirmando-se as previsões meteorológicas e maregráficas, poderemos ter problemas de alagamentos nas vias públicas nos municípios onde sofrem influência da maré.

Devido à chuva prevista, as condições hidráulicas dos rios estarão prejudicadas para escoar o excesso hídrico. Caso os valores chuva superem em muito os 100 mm previstos, poderemos ter inundações em algumas bacias e complexos hidrológicos como: Rio Chapecó, Rio Jacutinga, Rio dos Queimados – Concórdia, Rio do Peixe, Rio Canoas, Rio Araranguá, Rio Urussanga, Rio Tubarão, Rio Cubatão do Sul, Rio Biguaçú, Rio Tijucas, Rio Camboriú, Alto e Baixo Vale do Itajaí, Rio Itapocú e Rio Cubatão em Joinville.

Recomenda-se acompanhar monitoramento e atualizações de boletins.

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina