Em Itá, apesar do grande volume de chuva, situação é considerada tranquila.

Apesar do grande volume de chuvas registrado até o momento, o município de Itá ainda não registrou grandes estragos.

De acordo com a Defesa Civil do município, até as 14h30 desta quarta-feira, 31 de maio, foram registrados 213 mm de chuva nas últimas 96 horas, sendo que somente nas últimas 24h choveu 90 mm.

Equipes da Defesa Civil monitoram áreas na cidade e no interior do município. Até o momento apenas um ponto de alagamento foi registrado, em uma residência em Linha Passo do Uvá. A família e todos os pertences foram retirados do local a tempo.

Nas estradas do interior foram registradas algumas pequenas barreiras, mas que não interferiu no trafego de veículos. O DMER está com equipes trabalhando na recuperação rápida de todos esses trechos.

Contudo já há trechos alagados. A ponte que dá acesso a Linha Borboleta Baixa e Borboleta Alta está intransitável, (as comunidades de Linha Pindorama e Linha Cruzeiro somente têm acesso por Linha Santa Cruz). Já a ponte que dá acesso a Santa Cruz ainda oferece condição de trafego.

Na cidade, algumas residências também estão sendo monitoradas, mas até o momento também sem grandes prejuízos para as famílias.

Usina

De acordo com o último relatório da Usina Hidrelétrica de Itá, emitido às 16h, o nível do reservatório está em 367,90 metros, sendo que a cota máxima é de 370 metros. A vazão afluente (o que chega ao reservatório) é de 15.362 m³/s e a vazão defluente é de 14.988 m³/s, ou seja, a Usina está recebendo mais água do que liberando.

Fonte e   fotos: Ascom Prefeitura de Itá