A Celesc vai substituir até dezembro de 2019, 6 mil luminárias ineficientes por luminárias com tecnologia LED em sete municípios catarinenses. Os investimentos são de R$ 9,5 milhões do Programa de Eficiência Energética (PEE) Celesc ANEEL, com contrapartida dos municípios de em média 16% do valor. A iniciativa faz parte das ações de eficiência energética nos sistemas de iluminação pública (IP), conforme projetos aprovados por chamada pública realizada em 2017.

Foram apresentados 52 projetos, sendo aprovados 11 no valor total de R$ 13,9 milhões. A tabela abaixo apresenta as cidades que tiveram suas propostas aprovadas e a quantidade de lâmpadas que serão substituídas.

MUNICÍPIO LÂMPADAS
Caçador 1.055
Campos Novos 942
Fraiburgo 817
Itá 553
Modelo 741
Pomerode 500
Santo Amaro da
Imperatriz
1.510

Vários fatores são analisados para a escolha dos projetos como qualidade, benefício energético, cálculos corretos e orçamento. “Anualmente, a Celesc abre um processo de Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética para que nossos consumidores apresentam suas demandas e necessidades. Dessa forma, a Celesc pode atuar como multiplicador do uso consciente de energia elétrica em toda sua área de concessão”, explicou o gerente do Departamento de Engenharia e Planejamento do Sistema Elétrico da Celesc, Marco Aurélio Gianesini.

A Prefeitura de Itá está no segundo projeto, sendo que o primeiro já foi executado, contemplando boa parte da cidade. O segundo projeto, já em execução, abrange a outra parte. Sendo assim, Itá terá 100% da iluminação pública em LED. “Ter as ruas da nossa cidade mais iluminadas, além de deixar a cidade muito mais bela, proporciona mais segurança aos moradores. São projetos importantes que vêm contribuir com a economia de energia e ao mesmo tempo melhorando significativamente a iluminação pública”, comentou o prefeito em exercício, Domingos Rodrigues dos Santos.

Economia

A economia esperada é de aproximadamente 3.786 MVh/ano, o que equivale ao consumo de 1,5 mil residências no ano. “Temos um pouco mais do que 4 mil pontos de iluminação pública e, em breve, já na segunda etapa do processo, teremos todos nossos pontos em LED, proporcionando bem estar, segurança e economia, além de renovar a auto estima da população”, disse o prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, Edésio Justen.

 

Fonte: Governo do Estado de SC