A saúde de Itá e da região está comemorando a realização de 300 cirurgias de cataratas que serão realizadas no Hospital São Pedro de Itá até o final deste ano, fruto de uma parceria com o Governo do Estado. A conquista foi uma junção de esforços da Prefeitura de Itá, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital São Pedro. A iniciativa também foi apoiada pelos secretários municipais de saúde da região, uma vez que os mutirões de cirurgias de cataratas vão atender a demanda dos municípios da região da Amauc – Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde de Itá, Darci Antonio Kolakowski, este projeto começou a ser construído, juntamente com a direção do Hospital São Pedro, há mais de seis meses, buscando disponibilizar procedimentos cirúrgicos em Itá, para os itaenses e também para os pacientes da região.

O objetivo, além de aumentar a ocupação do hospital, também buscava reduzir o deslocamento dos pacientes para outras regiões. “Só no ano de 2018, foram realizadas mais de 60 procedimentos de cirurgias de cataratas em municípios disponibilizados pelo governo do Estado, distantes a mais de 200 km de Itá, como São Lourenço do Oeste, Videira e Fraiburgo, o que causava transtornos aos pacientes, a grande maioria pessoas de idade”, comenta Darci.

“Diante destes desafios, os gestores de saúde municipais e regionais, conjuntamente com a diretora do Hospital São Pedro, Claudete Aguiar Frantz, iniciaram a viabilização na realização destes procedimentos na região, mais especificamente aqui em Itá. Após a pactuação com um profissional em oftalmologia que pudesse realizar este serviço em Itá iniciaram-se as negociações com o governo do Estado, pois estes procedimentos são oferecidos através de mutirão”, explica ele e completa:

“Através da colaboração de uma comissão que congrega todos os secretários de saúde da região e tem como coordenador o Secretário de Saúde de Seara, Flavio Zolet, foi possível demonstrar ao governo estadual a necessidade de realização deste procedimento de cataratas na região, além da grande demanda existente nos vários municípios da AMAUC. No mês de abril foi realizado um levantamento de quantas destas cirurgias estavam em fila de espera na região, onde levantou-se o total de aproximadamente 300 pacientes em fila de espera”.

Com a autorização da secretaria Estadual de Saúde agora, a partir do mês de agosto o município de Itá, através do Hospital São Pedro, passará a realizar estes procedimentos inéditos, tornando-se referência para toda a região. Serão 60 cirurgias de cataratas por mês, totalizando até o final do ano o montante de 300 procedimentos, que serão encaminhadas pelas secretarias municipais de saúde da região e reguladas pelo sistema Sisreg, obedecendo sempre a ordem na fila de espera de cada município.

Para o Prefeito em exercício de Itá, Domingos Rodrigues dos Santos, esta conquista para Itá é muito importante. “Além de melhor atendimento para os nossos pacientes, teremos uma melhor ocupação do hospital São Pedro que está oferecendo um serviço diferenciado e também  teremos muitas pessoas visitando nossa cidade, movimentando nosso comércio”.

Fonte:  ASCOM PM