As Consultas Públicas para apresentação e discussão da revisão do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial da Usina Hidrelétrica Itá – PACUERA, já têm datas para acontecer. Serão dois encontros, um em cada estado de abrangência do reservatório da Usina Hidrelétrica Itá. O primeiro deles acontece em Marcelino Ramos (RS), no próximo dia 28 de agosto, quarta-feira, e o segundo, em Itá (SC), no dia 29 de agosto, quinta-feira. As Consultas estão marcadas para às 19h.

Estão convidados moradores dos 11 municípios lindeiros, assim como, autoridades municipais, estaduais e federais, representantes de classes e associações. A condução das Consultas Públicas fica a cargo do IBAMA, a apresentação dos principais trechos do novo Plano será feita pela empresa Socioambiental, de Florianópolis, responsável pela elaboração do novo documento, e o empreendimento também estará representado a fim de responder possíveis questionamentos dos presentes.

PACUERA

Para quem tiver interesse, as cópias do novo Plano estão à disposição de forma física nas prefeituras dos municípios lindeiros ao reservatório, sendo no estado catarinense, Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Ipira, Itá, Peritiba, Piratuba, e no estado gaúcho, Aratiba, Marcelino Ramos, Mariano Moro e Severiano de Almeida, assim como no Centro de Divulgação Ambiental – CDA, do Consórcio Itá, em Itá (SC), e na Usina Hidrelétrica Itá.

Para quem desejar, é possível baixar a versão eletrônica do novo PACUERA através dos endereços: http://licenciamento.ibama.gov.br/Hidreletricas/Ita/ ou no site do Consórcio Itá http://consorcioita.com.br/uhe.html#pacuera .

Transporte para o evento

O empreendimento disponibilizará transporte gratuito para os eventos, passando pelos municípios lindeiros ao reservatório. No total serão 10 linhas que farão o itinerário do transporte. Para a Consulta Pública do dia 28 de agosto, quarta-feira, em Marcelino Ramos (RS), haverá transporte saindo de Severiano de Almeida (RS), Mariano Moro (RS), Ipira (SC) e Peritiba (SC). Para a Consulta Pública do dia 29 de agosto, quinta-feira, em Itá (SC), haverá saídas de Concórdia (SC), Arabutã (RS) e Aratiba (RS). Nos dois dias as saídas estão previstas para as 17h. Aos passageiros é recomendado fazer a reserva antecipada através da Linha Verde do Consórcio Itá, 0800 645 5800. Mais informações: http://consorcioita.com.br/uhe.html#pacuera.

Fonte: Assessoria Consórcio Itá