Alto Uruguai Catarinense – A estiagem na região está provocando o desabastecimento de água em algumas propriedades do interior nos Municípios de Seara e Ipumirim. A situação preocupa devido ao período de seca que acaba prejudicando o abastecimento de água nas propriedades rurais. A situação é mais preocupante quando os agricultores possuem plantel de suínos e aves que tem um consumo maior de água.

Em Seara, pelo menos quatro produtores rurais são abastecidos com água através de caminhão pipa e em Ipumirim são três propriedades. Se não chover outras cidades da região já começam a se preparar para atender a demanda dos agricultores. Em Lindóia do Sul, a situação também preocupa, já que a Prefeitura terá de transportar água caso não chova nos próximos dias.

Os rios da região tiveram uma redução sensível no nível de água. O Rio Jacutinga, que abastece Concórdia, está com o nível bem reduzido. Já fazem algumas semanas que não chove consideravelmente para movimentar a água e recompor os mananciais.

 

Fonte: Atual FM