Concórdia – A chuva dessa semana amenizou a falta de água na região. Segundo os dados da Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições do tempo no Estado, aponta mais de 30 milímetros de chuva na região do Alto Uruguai Catarinense. Desde o início da semana algumas precipitações ocorreram, inclusive acompanhadas de granizo.

Na região praticamente todas as cidades estão registrando chuva moderada. A preocupação ainda é referente a recuperação dos mananciais de água. Para a produção rural essa chuva já é suficiente para dar sequência a preparação do solo para o plantio.

A empresa JBS em Seara havia iniciado nessa semana o transporte de água a partir do Rio Engano, Itá. Em Concórdia, a BRF também está captando água no Rio Rancho Grande para abastecer as lagoas e continuar com o abate normal de animais.

Sobre o abastecimento de água por parte da Casan em Concórdia, depois da chuva, houve um aumento sensível do nível do Rio Suruvi. No local a estatal estava operando com apenas 25% da capacidade máxima na captação de água. Com a chuva a tendência é de redução dos problemas.

Os especialistas acreditam que será necessário mais chuva para regularizar todos os mananciais de água.

 

Fonte: Atual FM