A Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina confirmou no final da tarde desta quinta-feira (24), que as quatro pessoas que aguardavam o resultado dos exames também contraíram sarampo. Com os novos casos, chega a seis o número de pacientes com a doença no município. Segundo a enfermeira chefe da Unidade Sanitária, Mara Sampaio, todos os infectados são do mesmo grupo e tiveram contato uns com os outros.

Agora a Secretaria de Saúde iniciará um processo chamado de bloqueio, para saber com quem estes os infectados tiveram contato recentemente. Todos eles são adultos jovens.

As unidades de saúde estão em campanha até o dia 25 de outubro para crianças de 6 meses até 5 anos incompletos. No mês que vem, de 18 a 30 de novembro, a campanha do sarampo será para pessoas de 20 até 29 anos, com o Dia D no sábado, 30 de novembro. Os casos registrados no município são em adultos jovens, por isso a campanha irá trabalhar as faixas etárias mais altas. Pessoas com até 29 anos devem ter 2 doses da vacina trivial e aqueles com até 49 anos, apenas uma dose.

A orientação é avaliar o esquema vacinal de toda a família, para garantir a vacinação correta em todas as faixas etárias. Por conta disso, em caso de dúvidas, as pessoas podem procurar as unidades de saúde que possuem salas de vacina, para obterem informações e garantirem a imunização.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que pode causar complicações à saúde e, em casos mais graves, levar à morte. O sarampo é extremamente contagioso, o vírus se espalha facilmente pelo ar e permanece no ambiente por até duas horas. A transmissão ocorre através da respiração, tosse ou espirros.

 

Fonte: Belos