A maior Expo Itá da história! Os números da Feira da indústria, do comércio, dos serviços e do agronegócio itaense já comprovam isso: são 85 empresas expositoras, 52 equipes inscritas na Festa da Suinocultura e mais de 50 animais em exposição na Mostra da Bezerra.

De 06 a 08 de dezembro Itá vai mostrar toda a sua potencialidade. A junção da Expo – que não era realizada há mais de cinco anos – com a Festa da Suinocultura, que acontece a cada dois anos, vão culminar em um grandioso evento que vai reunir itaenses e toda a grande região.

“Com certeza será um dos grandes eventos da história de Itá. Vamos mostrar as nossas potencialidades, tanto na indústria e no comércio, quanto na nossa agricultura que é muito forte. Itá passa por um momento de crescimento e a Expo Itá e a Festa da Suinocultura vem para confirmar isso”, destaca o Prefeito de Itá, Jairo Sartoretto.

Uma grande estrutura será montada para receber o público. “A Praça, em frente à Concha Acústica, será coberta garantindo a realização do evento. No Ginásio de Esportes e no Salão Paroquial teremos os estandes internos, a Avenida Tancredo Neves, em frente ao Clube Cruzeiro, abrigará os expositores externos. Além disso, teremos uma bela Praça de Alimentação com Food Trucks de diversos segmentos”, explica o Secretário de Turismo, Altir Pedro Göedert, que também é o Presidente da Comissão Organizadora.

Programação

A Expo Itá inicia na sexta-feira, dia 06, com a abertura dos estandes para visitação, às 10h. A Abertura Oficial do evento acontece às 20h na Concha Acústica, logo após tem Dj Big Phill e às 23h show nacional com João Bosco e Vinícius.

No sábado, dia 07, a Feira inicia às 9h da manhã. Às 14h tem Festival Infantil com a participação de diversos personagens infantis, às 15h será realizada a Feira da Melhor Idade, com a participação de Grupos de Idosos de Itá e da região, às 16h está agendada a premiação da Mostra da Bezerra. Já pela parte da noite, às 22h tem a Escolha da Rainha e Princesas do município e às 23h Show com Pérola Negra.

Já no domingo, paralelamente a exposição, que inicia às 09h para visitação do público, tem a 8ª Festa da Suinocultura com o concurso gastronômico da culinária suína. A tarde, às 13h, tem Orquestra de Viola Cantar das Águas e às 15h, marcando o encerramento de todo o evento, show com Grupo Rodeio.

Toda a programação da Expo Itá é gratuita e acontece na Praça Dr. Aldo Ivo Stumpf, no Ginásio de Esportes e no Salão Paroquial. Os Shows acontecem na Concha Acústica.

 

Mostra da Bezerra

Durante toda a programação, de 06 a 08 de dezembro, também acontece a Mostra da Bezerra, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes. “Vamos mostrar a qualidade do rebanho itaense e premiar os melhores animais”, destaca o Secretário de Agricultura, Everaldo Salvi.

A premiação será nas categorias acima de 01 ano e abaixo de um ano das bezerras da raça Jersey e Holandesa. Além das bezerras terá exposição de gado de corte, ovelhas e cabras.

 

Festa da Suinocultura

A Festa da Suinocultura, realizada pela Associação de Criadores de Suínos de Itá, já tem recorde de equipes inscritas. Ao todo serão 52 equipes que juntas vão assar cerca de três toneladas de carne suína. O concurso gastronômico vai premiar os melhores pratos em duas modalidades: Leitão no Espeto e Leitão à Paraguaia.

“As equipes vão assar a carne nas churrasqueiras do Salão Paroquial, cada equipe terá uma mesa disponível, que serão colocadas em frente a Concha Acústica aonde vão se apresentar a Orquestra de Viola e o Grupo Rodeio”, explica o Presidente da Associação, Neuro Back.

 

Exposição e shows

A venda dos Estandes surpreendeu. De acordo com a Presidente da ACITA, Cleci Pritsch, praticamente todos os espaços foram vendidos há meses, mesmo antes do lançamento do evento que aconteceu em agosto. A Presidente da CDL, Maroa Puhl, observa que a escolha das atrações, que mistura diversos públicos, como crianças, jovens e terceira idade, agradou a todos.

Um dos principais shows é o de abertura, com a dupla João Bosco e Vinícius, donos de vários hits, entre eles a música “Chora, Me liga”. Eles são os precursores do sertanejo universitário e farão um grande show ao vivo em Itá.

A Expo Itá 2019 e a 8ª Festa da Suinocultura é uma realização da Prefeitura de Itá, ACITA/CDL e Núcleo Municipal de Criadores de Suínos.

 

Fonte: ASCOM PM