O número de casos confirmados de sarampo no estado subiu de 178 para 218 em uma semana, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) divulgado nesta segunda-feira (16). Outras 112 notificações ainda estão em investigação. As cidades com maior número de pessoas com a doença são Joinville (85), no Norte catarinense, Florianópolis (29) e Concórdia (18), no Oeste. O estado é considerado em surto ativo da enfermidade.

Os dados são referentes ao período de 1º de janeiro a 8 de dezembro. O sarampo é provocado por um vírus que se espalha pelo ar por meio da respiração, tosse ou espirros. Os sintomas são febre alta, coriza, tosse, olhos avermelhados e manchas vermelhas.

A maior parte dos infectados em Santa Catarina é formada por adultos jovens, de 20 a 29 anos, totalizando 98 casos (45%). Em segundo lugar está a faixa etária de 15 a 19 anos (28% do total).

Entre os casos confirmados, estão três detectados em tripulantes de um navio que atracou no litoral catarinense em fevereiro. Há também aqueles com histórico de residência, deslocamento ou provável contato com casos confirmados no período de exposição em outros estados do país onde estão ocorrendo surtos.

Veja na tabela abaixo a lista de municípios catarinenses com registro da doença:

Casos de sarampo em SC até 8/12/2019

Joinville 85
Florianópolis 29
Concórdia 18
Jaraguá do Sul 12
Canoinhas 11
Porto União 9
Palhoça 7
São José 6
São Bento do Sul 4
Peritiba 4
Barra Velha 3
Tubarão 3
Seara 3
Governador Celso Ramos 2
São Francisco do Sul 2
Guaramirim 2
Monte Castelo 2
Blumenau 1
Caçador 1
Alto Bela Vista 1
Balneário Camboriú 1
Balneário Piçarras 1
Modelo 1
Schroeder 1
Guabiruba 1
São João Batista 1
Imbituba 1
Mafra 1
Jaborá 1
Araquari 1
Fonte: DIVE-SC

 

Prevenção

 

Quem não se vacinou contra a doença ou não sabe se está vacinada deve procurar os postos de saúde, orienta a DIVE-SC. Precisam ser imunizadas pessoas de 6 meses a 49 anos. As vacinas que previnem o sarampo são a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e catapora).

Nas crianças, a primeira dose deve ser tomada aos 12 meses e a segunda, aos 15 meses. Quem toma as duas doses fica protegido por toda a vida. Bebês também devem tomar a chamada “dose zero”, aos 6 meses de idade.

Quem não sabe se tomou a vacina ou perdeu a caderneta de vacinação, deve seguir as seguintes orientações:

 

  • Pessoas entre 1 e 29 anos devem tomar duas doses da vacina com um intervalo mínimo de 30 dias;
  • Entre 30 e 49 anos, a orientação é tomar apenas uma dose.

 

Fonte: NSC