Concórdia – O secretário Municipal de Saúde de Concórdia, Geovani Bedin, disse na manhã desta segunda-feira, dia 2, AO VIVO no estúdio da Atual FM que o paciente com suspeita de Coronavírus está internado no Hospital São Francisco em isolamento, porém sem apresentar mais febre. Ele foi atendido pelos médicos da unidade durante o sábado, dia 29, apresentando suspeitas após retornar da Itália.

De acordo ainda com Bedin, material já foi coletado e a expectativa é de que no máximo cinco dias os exames sejam concluídos pelo LACEN – Laboratório Central de Saúde Pública e os resultados divulgados. Ele reitera que a Secretaria Municipal de Saúde já está monitorando os demais familiares que o paciente teve contato e nenhum apresentou os sintomas do Coronavírus.

Por enquanto, a orientação é para que a população fique atenta, mas não entre em pânico. A situação está sob controle e ainda é cedo para qualquer medida mais urgente. O paciente de 54 anos esteve em Veneza na Itália e retornou há alguns dias para o Brasil.

Nesse caso específico o Ministério da Saúde impôs alguns protocolos que devem ser seguidos em caso de pacientes com sintomas e que retornaram de países com casos confirmados. O secretário Municipal de Saúde disse que apenas um caso suspeito foi confirmado em Concórdia até esse momento.

Em caso de viagens agendas para fora do Brasil, Bedin acredita que se for possível a melhorar alternativa nesse momento e transferir para outra data.

ITÁLIA

Habitualmente carregada de turistas, Veneza é agora uma cidade deserta. O surto de coronavírus fez com que as pessoas cancelassem viagens a Itália, um país com 11 cidades em isolamento. Durante este fim-de-semana, o número de casos aumentou em 50% em Itália. Estão, num total, 1700 casos confirmados, 41 mortos e 140 pessoas em estado crítico.

As autoridades italianas dizem esperar um cenário pior, até porque as medidas de prevenção contra o vírus podem demorar semanas a fazer efeito. O norte do país é o mais afetado. Em Roma, uma igreja foi encerrada depois de o padre que ali celebra a missa ter sido confirmado positivo.

Itália é o país europeu com mais afetados com o novo vírus e o terceiro em todo o mundo. França é o segundo com mais casos na Europa. Com 130 casos positivos, o governo de Macron decidiu encerrar o Museu do Louvre, em Paris, e proibir eventos ou encontros com mais de 5 mil pessoas, conforme informações divulgadas pelo jornal EuroNEWS.

 

Fonte: Atual