A Polícia Civil, por meio das Delegacias de Polícia de Itá e Paial, alerta para golpes virtuais cometidos na região. Inicialmente, as vítimas recebem solicitações de amizade pelas redes sociais de perfis de jovens atraentes e pouco depois são realizadas conversas privadas em que os criminosos passam a ganhar a confiança das vítimas para em seguida aplicar o golpe.Segundo apurado pela Atual FM, em um dos casos, uma vítima de Paial perdeu R$ 19 mil. Outro caso também foi registrado.

Os perfis falsos enviam fotografias de jovens nuas ou em poses sensuais (geralmente para homens de meia idade e casados) e solicitam que a vítima também envie suas fotos nuas.

Após receber as imagens enviadas pelas vítimas os criminosos passam a entrar em contato com a vítima por meio de WhatsApp dizendo que são pais, da Polícia ou da Justiça e que foi feito boletim de ocorrência contra a vítima pois a “dona do perfil” que enviou as fotos é menor de idade e que cometeram “crime de pedofilia”.

Em alguns casos os criminosos chegam a montar boletim de ocorrência ou mandado de prisão falso para dar credibilidade ao golpe e coagir as vítimas a depositar valores em determinada conta para não divulgar as imagens para familiares e amigos ou para não serem processados.

A Polícia Civil orienta a população para desconfie desse tipo de contato e que não se exponha ou envie imagens íntimas pela internet. Mesmo os perfis de pessoas conhecidas podem ter sido invadido e estar sendo usado para extorsão virtual.

“Você pode até não ver, mas estamos sempre presentes”.
Denuncie. Colabore com a Polícia Civil – Disque 181 ou (49) 3458-1388 (Telefone da Delegacia de Itá).

 

Fonte: Belos