Apesar do maior número de pessoas na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, neste domingo (29), a recomendação é para que as pessoas fiquem em casa, e que evitem deslocamento desnecessários e aglomerações, no combate ao novo coronavírus. O governador Carlos Moisés anunciou que o isolamento social com restrição de atividades não essenciais será prorrogado por mais sete dias em Santa Catarina.

 

Em um de suas redes sociais, o comandante da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Araújo Gomes, citou uma empresa que faz medições do Índice de Isolamento Social no país, através do georreferenciamento (pelo celular). De acordo com a postagem, de acordo com os dados do último dia 22, o estado é o que está mais respeitando a medida considerada importante para evitar a propagação do coronavírus, com algo próximo a 55%.

— Isso mostra que o cidadão catarinense, que está acostumado a desastres, está colaborando. Com certeza, Santa Catarina vai dar mais uma vez um exemplo de resiliência e capacidade de recuperação — disse Araújo Gomes, em entrevista à CBN Diário.

A Polícia Militar segue com as patrulhas e rondas nas cidades catarinenses a fim de manter serviços considerados não essenciais fechados e coibir a aglomeração de pessoas — foram mais 10 mil intervenções nas últimas duas semanas, segundo a PM. Ainda assim, o comandante pede para que as pessoas voltem a sua própria consciência para respeitar o que está sendo apontado importante pelas autoridades de saúde neste momento de pandemia.

— Não se espera que a Polícia Militar esteja em todos os lugares para cumprirem os decretos. A comunidade mais informada assuma um protagonismo pela sua própria segurança, em regra respeitando as normas. Não há necessidade de se ter um policial a sua vista para fazer o que você sabe que é certo. O sistema é montado para lidarmos com as exceções — declarou Araújo Gomes.

Ainda de acordo com o coronel Araújo Gomes, está sendo lançada nesta segunda-feira (30) uma nova modalidade dentro do app PMSC Cidadão. A intenção é fortalecer a Rede de Vizinhos, permitindo chat de conversação e alerta que devem contribuir no controle das medidas restritivas. Além disso, o aplicativo da PM informa quais serviços podem funcionar em Santa Catarina.

 

Fonte: NSC