Em menos de 20 dias Santa Catarina ultrapassou a marca de 200 casos confirmados do novo coronavírus no estado. No final da tarde desta segunda-feira (30), o número de pacientes contaminados por Covid-19 foi atualizado, em coletiva de imprensa, pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL). São 219 em todo o território catarinense, 22 a mais em relação ao balanço divulgado no último domingo (29). Desses, 50 estão em Florianópolis.

Do total de casos confirmados, 20 pacientes estão internados em leitos de Unidade Intensiva de Tratamento (UTI). Em estado grave têm pacientes com idade entre 32 e 83 anos, o que “desmistifica a faixa-etária exclusiva de pessoas que precisam de ação mecânica para viver”, esclareceu Moisés. Outros 160 adultos e 14 crianças ocupam leitos de hospital enquanto aguardam os resultados de exames.

Desde a confirmação do primeiro caso, no entanto, uma única morte por conta da doença havia sido registrada até o final da tarde desta segunda. O paciente tinha 86 anos e era morador de Porto Belo, no litoral catarinense. Os casos suspeitos sem baixa hospitalar deixaram de ser contabilizados desde que a transmissão comunitária foi identificada em todas as regiões de SC.

O governador iniciou sua fala, em transmissão ao vivo que durou mais de uma hora, reforçando os esforços de enfrentamento contra a doença em SC, especialmente através do isolamento social para não colapsar a rede de saúde:

- Nenhuma estrutura de saúde pública ou privada no mundo inteiro conseguiu enfrentar essa crise sem o isolamento social, que é um remédio amargo, a gente sabe, mas que tem sido a única maneira de enfrentar o coronavírus.

Também anunciou a ampliação em 118 novos leitos de UTI para o atendimento de pacientes em Santa Catarina, com o uso de R$ 78 milhões do governo Federal. Ele também informou a relação com cinco hospitais referência que já estão em funcionamento, um em cada região do estado, para atendimento de pessoas positivadas e com agravamento do quadro de saúde. Outras instituições de saúde estão em tratativas para aumentar a rede de referência no Estado.

Hospitais para casos graves de coronavírus em SC

Hospital de Florianópolis – na Grande Florianópolis

Hospital Regional de Araranguá – no Sul de SC

Hospital Teresinha Gaio Basso – em São Miguel do Oeste

Hospital Tereza Ramos – em Lages

Hospital São José de Joinville – no Norte de SC

Além desses, o Estado conta com outros 96 hospitais filantrópicos e que têm vínculo com o governo para operacionalização. Segundo Moisés, são 196 hospitais ao todo, que poderão realocar leitos, abrir novas alas e se tornarem referência ao atendimento do coronavírus. Estão disponíveis, atualmente, 800 leitos – neonatal, pediátrico e adulto -, em 56 hospitais de todas as regiões.

Segundo o secretário de Saúde, Helton Zeferino, se projeta novos 713 leitos disponíveis até maio, quando deve ocorrer pico do sistema, com base em estudos do Estado e com todas as regiões atendidas.

- Naquilo que o estado pode dar de resposta, vamos preservar as vidas. Alguns pacientes chegam em condição tão grave que apesar de todo o esforço não têm capacidade de reagir. Vamos trabalhar. Estamos aguardando receber recursos. Recebemos agora, recentemente, 135 mil máscaras, 600 óculos, 72 frascos de álcool, 270 caixas de luvas e 12.300 aventais enviadas pelo Ministério da Saúde. Ajuda, é importante. Mas para ter noção do consumo, isso é o que se utiliza durante um dia no Hospital Regional de São José – disse o secretário.

Cidades com casos confirmados em SC

casos de covid-19
(Foto: Governo de SC)

O raio-x dos casos confirmados

Carlos Moisés disse que o Estado traça um mapeamento dos casos de contaminação e transmissão do Covid-19 e sinalizou adotar a mesma ideia utilizada em Florianópolis, para que os moradores saibam que existem casos confirmados por perto. Para isso, uma análise de dados será feita para indicar onde estão os casos.

A partir desse estudo, o governador disse que parcerias deverão ser firmadas entre os setores público e privado para que o mapeamento seja útil e ágil, com uso de tecnologia:

- Além de comunicar quem positivou e ver a evolução, saberemos onde os grupos estão para destacar a rua e o bairro, destacar a condição de proliferação e inciar alerta, além de intensificar os cuidados de contenção. Estamos trabalhando para ter essa ferramenta e acompanhar o desastre e como ele se comporta.

Perfil dos pacientes

Diferente do quadro anunciado na última sexta-feira (27), quando as mulheres eram maioria de casos de contaminação pelo Covid-19, nesta segunda-feira é o público masculino que aparece na frente, com 51% dos positivados. Já em relação à idade dos infectados pela doença, os números estão bastante diversificados, atingindo todas as faixas-etárias.

Em UTI

Dos 219 casos, 20 estão em tratamento intensivo devido ao agravamento no quadro de saúde. Desses, 10 estão em leitos de hospitais públicos e outros 10 em hospitais privados. Confira a idade dos pacientes:

Hospitais públicos: 32 anos, 34, 37, 37 37, 52, 57, 62, 72 e 83 anos.

Hospitais privados: 60 anos, 56, 62, 57, 53, 68, 61, 54, 60 e 49 anos.

Após divulgar a idade das pessoas que contraíram o vírus e dos que acabaram em leitos de hospital, Moisés acrescentou:

-Todos adultos. Não temos faixa-etária exclusiva de quem demanda terapia intensiva, tem dificuldade de respirar e depende de ação mecânica para se manter vivo. São as mais diversas idades e entendemos que a recomendação de ficar em casa, manter higiene e distância não é só para idosos – salientou Moisés, após divulgar a idade das pessoas que contraíram o vírus e dos que acabaram em leitos de hospital.

Retomada econômica

Depois de recuar do plano de retomada de atividades econômicas, então previsto para entregar em vigor no dia 1º de abril, o governador Carlos Moisés informou que pretende reavaliar a possibilidade de que estabelecimentos de segmentos considerados não essenciais voltem a funcionar.

Para isso, pretende estabelecer contato com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) – para avaliar o cenário em diferentes regiões de Santa Catarina – e entidades representativas de comércio e serviços pela possibilidade de um novo plano, e por enquanto sem prazo para que seja ativado. Na tarde desta terça-feira (31) está prevista uma primeira reunião com a participação de Moisés.

- Os líderes mundiais e presidentes de países atingidos primam pelo isolamento e mesmo assim o sistema de saúde não resistiram. Trabalhamos para diminuir o número de casos agudos e que equilibre o número de casos para convivermos com a situação. Quando falamos em retomada segura em SC, vamos trazer todos os agentes para construir e dividir com quem produz este plano. Hoje (segunda) instituições financeiras trabalharam durante o dia com restrições e houve respeito das normas determinadas dentro e fora dos estabelecimentos. É uma forma de verificar como a sociedade reage à uma retomada responsável e para que não criemos uma segunda crise, a econômica. O que fizemos com bancos, lotéricas e cooperativas de crédito teremos de fazer para outras atividades econômicas – pontuou.

Fonte: NSC