Chapecó tem 45 casos de Covid-19. São 23 casos a mais na comparação com o dia anterior. A atualização foi divulgada na manhã desta terça-feira (28) pela Secretaria de Saúde do município. Destes, 37 estão em isolamento domiciliar, dois em leitos de enfermaria e um homem de 85 anos encontra-se internado em UTI. Cinco (05) casos são de pacientes recuperados.

Outros 67 casos são suspeitos: 65 em isolamento domiciliar e dois (02) em enfermaria. O total de exames negativos chega a 154. Três (03) pacientes positivos, de outros municípios, estão internados em Chapecó. Cinco (05) casos de pessoas de fora estão descartados.

Em Chapecó, mais da metade dos casos de coronavírus são de homens. O maior número de confirmações está na faixa etária entre 20 e 29 anos. Segundo a diretora técnica da Secretaria da Saúde, médica Aldarice Pereira da Fonseca, entre os casos confirmados, 29 testaram positivo para Covid-19 e os demais entram no chamado “vínculo epidemiológico” e não precisaram passar por exames para serem confirmados para a doença.

Hoje, 28 de abril, estamos no 45º dia a contar do primeiro caso confirmado. 78% desses casos apresentaram sintomas de síndrome respiratória, 13% de síndrome respiratória aguda grave e 9% tem histórico de viagem. Desde março, 1.169 pessoas são monitoradas, principalmente por contatos telefônicos frequentes.

PONTOS SERÃO FECHADOS PARA A CIRCULAÇÃO DE PESSOAS

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon (PSL), e o comandante do 2º BPM/Fron, tenente-coronel Ricardo Alves da Silva, anunciaram que dois locais serão isolados para evitar aglomerações. Um é o prolongamento da avenida Getúlio Vargas, a partir do Shopping, e o outro a chamada “Prainha do Goio-En”, na divisa com o Rio Grande do Sul, região Sul da cidade.

Ainda não está definido de que forma será feito esse isolamento e em que horários. O certo é que a medida já vale para esse feriadão de 1º maio (sexta-feira). A decisão de fechar esses locais ocorre após os fatos registrados no fim de semana passado, quando muitas pessoas se aglomeraram para ingerir bebidas e escutar música, inclusive sem utilização de equipamentos de proteção, como máscaras.

O trabalho de isolamento e fiscalização será feito, principalmente, pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal.

 

Fonte: Belos