Além de fazer uma valiosa companhia para os humanos nesses tempos de pandemia do novo coronavírus, os cachorros poderão ter outra função muito importante nesse atual conjuntura: serem capazes de sentir o “cheiro” da Covid-19.

Um grupo de cientistas do Reino Unido está treinando cachorros para isso. Há estudos que comprovam que doenças têm cheiros. Dizem que a febre amarela, por exemplo, tem odor de carne crua.E os cães podem fazer um trabalho especial nesse sentido, pois estima-se que eles têm um olfato entre 10 mil e 100 mil vezes melhor que o do ser humano.

Os estudos começaram com Asher, um cocker spaniel. Co-fundadora da Medical Detection Dogs, a doutora Claire Guest, ao lado professor James Logan, viram em Asher potencial para um bom “detector de cheiros”. A ideia inicial seria reconhecer pessoas com malária, mas a pandemia do novo coronavírus mudou os planos da dupla.

Em sua conta no Twitter, a Medical Detection Dogs divulgou um vídeo de Asher em uma bateria de treinamentos para detectar o cheiro da Covid.Neste momento, além de Asher, mais cinco cães de bio-detecção das raças cocker spaniel e labrador estão em treinamento sob supervisão de Claire. Os exercícios são semelhante aos feitos para que os animais identifiquem a presença de drogas e explosivos em aeroportos.

fonte: yahoo