A falta de insumos causa atraso nos resultados de exames para Covid-19 e Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Dep. Neodi Saretta pede urgência na aquisição de insumos para o LACEN.

O deputado Saretta encaminhou um pedido ao Secretário de Estado da Saúde para que seja providenciado, com urgência, os insumos para realização de testes da Covid-19 no Laboratório Central de Saúde, o LACEN. Conforme o Deputado, muitos testes estão represados, pois o Estado não tem adquirido e fornecido, ao laboratório, um reagente para detecção do vírus e nem novos kits de testagem.

Há, nos últimos dias, uma demora na devolução, por parte do Estado, de resultados de exames da Covid-19 para municípios da região. As coletas são enviadas ao LACEN, em Florianópolis, mas por falta de insumos/kits o Governo está com dificuldades havendo acumulo e represamento. “O Governo alega falta de insumos. Os municípios estão fazendo sua parte com as coletas. O problema está no LACEN e isso nos preocupa”, diz Flávio Zolet, coordenador da Comissão de Intergestores Regional da Amauc e secretário da saúde de Seara.

“Somente em Seara há cerca de 85 coletas pendentes. Estamos cobrando uma solução”, finaliza Zolet.

Para o Deputado Sarreta “Os profissionais da unidade estão trabalhando arduamente diante de toda essa situação, em três turnos, contando ainda com a ajuda de voluntários e estudantes universitários, porém não estão recebendo os materiais necessários para suprir a alta demanda que surge diariamente”.

Saretta disse ainda que O LACEN é um órgão vital para o diagnóstico Covid-19 em Santa Catarina, “desta forma fundamental que haja mais investimentos nesse sentido”, conclui o deputado.

Entrevista Dep. Neodi Saretta