Atualmente, Santa Catarina tem o número mais alto de testes aguardando resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) desde o início da pandemia. São 5.255, conforme o boletim do governo do estado dessa quinta-feira (25). Alguns municípios têm alertado que esse represamento pode estar ocorrendo pela falta de reagente para análise.

Com tantos testes à espera de resultado, os números de casos e de mortes por Covid-19 devem ser maiores que os divulgados. Até agora, há 21.951 diagnosticados com Covid-19, incluindo 289 pessoas que morreram por causa da doença, de acordo com o governo catarinense.

Por nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o Lacen recebeu na última terça (23) uma remessa de 5,5 mil reagentes para a testagem e outros 5 mil kits recebidos na semana passada. Conforme a secretaria, em 100 dias, foram liberados 35 mil exames, 870 apenas na última quarta (24).decisão afirma que o atraso do Laboratório Central força a “navegar por instrumentos”, como explica a gerente de Vigilância Epidemiológica da cidade, Ana Cristina Vidor.

- O “navegar por instrumentos” significa a gente fazer projeção dos dados. Com esse atraso da liberação dos exames do Lacen, essa nossa projeção não foi nem da semana passada, foi de 15 dias [atrás] – afirmou.

A prefeitura de São José informou que enviou mais de 170 coletas ao Lacen e ainda aguarda resultado. A prefeitura de Palhoça aguarda o resultado de 420 testes e Biguaçu está à espera da conclusão de 167 exames.

fonte: NSCTOTAL