Nova matriz de risco foi atualizada pelo governo estadual na manhã desta quarta (23)

Todas as regiões de Santa Catarina estão em risco gravíssimo para coronavírus, aponta o novo mapa de risco divulgado pelo governo estadual na manhã desta quarta-feira (23). A classificação, em cor vermelha, é a mais alta da escala utilizada pelo governo.

​Na última atualização, feita na sexta (18), a região de Xanxerê era a única que aparecia sob risco grave (cor laranja), e agora passou também para o alerta máximo.

O mapa de classificação de risco é divulgado semanalmente pelo governo catarinense. Os níveis de risco, gravíssimo, grave, alto e moderado, são calculados a partir da combinação de fatores como transmissibilidade do vírus, leitos vagos e aumento de casos ativos de coronavírus em cada região.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), 14 das 16 regiões estão em situação gravíssima no que diz respeito à capacidade de leitos de UTI. Apenas as regiões do Extremo Oeste e Xanxerê não estão no alerta máximo, figurando em nível grave.

Ainda de acordo com a matriz, mais da metade das regiões está em nível gravíssimo quanto à transmissibilidade da Covid-19. Na atualização anterior eram apenas duas regiões nesse nível.

Em relação ao número de óbitos, a situação é mais preocupante nas regiões Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Sul, Foz do rio Itajaí Laguna e Serra Catarinense, informou ainda a SES.

Na semana passada, o mapa de risco semana passou por ajustes em nos indicadores, incluindo o ‘nowcasting’, que mostra um acompanhamento em tempo real. O objetivo, segundo a SES, é retratar de maneira mais precisa a situação da pandemia nas regiões do Estado.

Desde o início da pandemia, Santa Catarina soma 4.836 óbitos provocados pela Covid-19 e mais de 68,4 mil pessoas infectadas, conforme dados do governo divulgados nesta terça (22).

Fonte: NSC Total