O município de Itá, receberá importante aporte financeiro do Governo do Estado, por meio da Santur, para fomentar o turismo na região. O termo de abertura do programa de investimento para a primeira etapa da revitalização do Parque do Porto Náutico no lago de Itá foi assinado nesta terça-feira, 29, destinando ao projeto o valor de R$ 965,9 mil. A expectativa é iniciar em janeiro os trâmites para execução do projeto, que deve ser concluído até fevereiro de 2022. “Trata-se de um projeto muito importante para incentivar as atividades turísticas e o melhor aproveitamento do entorno do lago para o lazer, esportes e também para fins comerciais. O complexo turístico no entorno do lago de Itá vem ao encontro da vocação do município para o turismo”, destaca o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari.

Abrangendo uma área de quase 30 mil metros quadrados, o projeto de revitalização do Porto de Itá prevê a construção de dois piers com estrutura de lazer, atracadouro com pier flutuante, áreas para atividades recreativas e apresentações culturais, acessos para veículos e pedestres, estrutura administrativa e de atenção aos visitantes.

No ato de assinatura do termo de abertura do programa de investimentos, o presidente da Santur destacou que acompanha o pleito do município há anos, desde que foi apresentado no Grupo de Trabalho (GT) do Turismo Náutico. “Agora, à frente da Santur, nossa intenção é dar agilidade nos trâmites para fazer esse projeto sair do papel em 2021. Este é um projeto para a cidade e para o estado, que vai fortalecer um turismo que não existe nos nossos rios, lagos, lagoas e represas. Que isso venha consolidar Itá como um produto turístico dos mais relevantes de Santa Catarina”, disse.

Ferrari ainda acrescentou que a infraestrutura turística está entre os pilares de atuação da Santur para alavancar o turismo no estado. Na melhoria das rodovias e sinalização turística, entre outras obras importantes em todas as regiões, o Governo do Estado já investiu R$10 bilhões.

O atual prefeito de Itá, Jairo Luiz, mencionou que o município tem chamado atenção de investidores e que a revitalização do Parque do Porto Náutico será mais um atrativo para novos negócios do turismo. “Temos um resort novo, um novo hotel para ser feito e um projeto para um hotel fazenda. Então, vemos que estamos despertando o interesse dos empresários para investir no município graças ao turismo, que é um setor importante para a nossa economia. Além de ser um projeto fantástico, um legado para a cidade. Isso, sem dúvida, irá desenvolver muito a região”, disse.

O vice-prefeito eleito de Itá, Moacir Roberto Sartoretto, agradeceu o apoio da Santur para viabilizar a execução do projeto e destacou que a nova infraestrutura no Porto Náutico vai qualificar e ampliar o turismo no local. “Estamos muito gratos por realizar o primeiro projeto em águas interiores. Precisamos melhorar a infraestrutura, pois isso vai alavancar o turismo local. Vamos dar continuidade ao projeto na nossa gestão e seguiremos parceiros da Santur”, finalizou.

fonte =belos fm