Não tem fórmula única nem segredo. O caminho é individual, mas pode ser traçado coletivamente. Mesmo assim, um estudioso do tema promove, na noite desta quinta-feira, um curso para falar sobre como fazer da felicidade um caminho e não apenas um destino final.

Fabiano Gomer formado em Psicologia, Direito e com MBA em Economia e professor do Método DeRose, o empresário apresenta técnicas de como respirar melhor, relaxar, concentrar-se, promovendo mais saúde para corpo e mente.

As pessoas sempre buscam fórmulas.Se puder falar de uma, posso dizer que felicidade = genética + ambiente + escolhas. A genética diminui, mas as escolhas, ambiente, estilo de vida e alimentação representam cercam de 40% dessa questão. Todo mundo sabe como o exercício tem um papel fundamental, pois melhora dopamina e endorfina. A concentração também aumenta a dopamina e diminui o cortisol.Hoje tem muitos estudos científicos que mostram que quem exerce a gratidão é mais feliz. é o tal barato de quem faz o bem, algo que mexe com a química cerebral.  A grande mudança de paradigma é que as pequenas coisas fazem a diferença. As grandes coisas tem influência por um curto prazo, mas elas não se sustentam se não exercitarmos regularmente.

Vida – A falta de felicidade é um aspecto que impacta diretamente na saúde e bem-estar, e pode ser inclusive um problema químico. Como descobrir a ferramenta certa para a busca deste valor?

Hoje temos mais saúde física, dinheiro e longevidade, mas estamos mais infelizes. Uma prova é que antigamente, a média de início de depressão era 30 anos, hoje é de 14 anos. A melhor forma para descobrir isso é procurar ferramentas. Eu trabalho com pessoas que estão bem e querem ficar melhor. Gente que quer dar uma guinada, fazer um trabalho profilático e querem a felicidade antes do sucesso. Quando as pessoas estão mal, deprimidas, tem que buscar profissionais especializados – psicólogos, psiquiatras, terapeutas. A respiração e o esporte são ferramentas imediatas. Mas o sentido mais complexo, é uma busca que vai do início ao fim da vida. Essa busca é constante e individual. Afirma Fabiano Gomer.

Fonte: Palestra Centro de Cultura e Bem Estar no Moinhos de Ventos em Porto Alegre