Neste sábado, dia 26, começou a Campanha de Vacinação contra a Hepatite B em Santa Catarina, que vai até o dia 1º de agosto. A vacinação faz parte da Mobilização Estadual contra as Hepatites Virais, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, lembrado no dia 28 de julho. A campanha inicia-se com o “Dia D”, em que os postos de saúde ficarão abertos das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço.

Para as crianças a partir de primeiro ano de idade e jovens e adultos até 49 anos, a vacinação é feita em três doses, com um intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose, e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. Pessoas dos seguintes grupos vulneráveis também devem tomar a vacina, independente da idade: gestantes, manicures e pedicures, profissionais do sexo, militares, profissionais de saúde, caminhoneiros, usuários de drogas, pessoas que mantenham relações homossexuais, coletores de lixo e tatuadores.

Além da campanha de vacinação contra hepatite B, também será feita a divulgação e realização de testes rápidos de hepatite B e C nos municípios, que irão orientar a população sobre medidas de prevenção e tratamento. Com apenas uma gota de sangue, o teste rápido permite a detecção de hepatites dos tipos B e C. É um método prático e ágil, que vem sendo utilizado no país há mais de 10 anos, e que possibilita ao paciente, em menos de meia hora, ter acesso aos resultados e receber o encaminhamento necessário de acordo com sua situação.

Os postos de Saúde estão abertos até às 17 horas sem fechar ao meio dia.

Hepatite B

A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento. É uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por isso a importância do diagnóstico precoce, para prevenir doenças como o câncer de fígado e a cirrose, diminuindo também a necessidade de transplantes e internações.

A Hepatite B é transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo. É possível pegar a doença por meio do compartilhamento de objetos como agulhas e seringas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos, materiais de manicure sem adequada esterilização ou por meio de materiais para confecção de tatuagens e colocação de piercings.

Como prevenir a Hepatite B

• Vacine-se contra a Hepatite B.

• Não compartilhe objetos como escova de dente, lâminas de barbear ou depilar.

• Usuários de drogas não devem compartilhar seringas, agulhas, cachimbos e canudos de inalação.

• Assegure-se de que os materiais usados para fazer tatuagens e piercings sejam totalmente descartáveis.

• Utilize material de manicure individual e esterilizado.

• Use preservativo em todas as práticas sexuais.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as hepatites A, B, C, D e E matam tanto quanto a Aids. São 1,4 milhão de vítimas ao ano. Do total, 90% tinham as modalidades B e C, responsáveis por dois terços dos cânceres de fígado no mundo.

Confira os diferentes vírus da Hepatite

Hepatite A — Transmissão por via oral, principalmente pela água contaminada. Na maioria dos casos, é curada naturalmente pelo organismo. Existe vacina.

Hepatite B — Contágio pelo sangue e contato sexual. Pode se tornar crônica, mas já existem medicamentos eficazes.

Hepatite C — A transmissão de hepatite C é pelo contato do sangue de uma pessoa contaminada (compartilhamento de agulha ou transfusão). Não existe vacina e, em 80% dos casos, ela se torna crônica. O desenvolvimento é lento e, muitas vezes, não apresenta sintomas. Pode demorar até cerca de 30 anos para surgirem os sintomas. Quando se manifestam, a doença pode estar em estágio avançado. É a causa de 25% dos casos de câncer de fígado. A probabilidade de morte no primeiro ano é de 33%. O exame para diagnóstico da hepatite C é feito por análise de sangue. Pode ser incluído naquele check-up geral, que mede glicose e colesterol.

Pode ser realizado nas unidades públicas de saúde, gratuitamente. A campanha 45+ prevê a distribuição de material educativo em hospitais e junto a médicos. O público alvo é quem tem mais de 45 anos, mas outras faixas etárias também devem fazer o teste.

Hepatite D — É um vírus defeituoso, só consegue se multiplicar em indivíduos infectados pela hepatite B.

Hepatite E — O contágio é semelhante ao da hepatite A. É mais frequente no leste asiático e na Índia, onde tem alta mortalidade entre gestantes. -

Fontes: Secretaria de Estado de SaúdeRádio Belos Montes