A Rússia suspendeu as importações de carne suína de uma unidade da BRF após ter detectado a presença do aditivo alimentar ractopamina em carregamentos. A ractopamina é um estimulante de crescimento proibido na Rússia e em alguns outros países por causa de preocupações com a saúde.

Em nota oficial, a BRF informou que não foi comunicada oficialmente dos resultados dos testes feitos na unidade de Uberlândia (MG) e negou o uso de ractopamina no processo de produção.

— Com base em seus sistemas de rastreabilidade e garantia de qualidade, incluindo testes realizados pela empresa para controle interno e análises em laboratórios oficiais reconhecidos e acreditados pelo Ministério da Agricultura, a BRF reitera o não uso da substância nas etapas do processo produtivo daquela unidade — afirma a nota oficial.

O serviço regulador teria informado em comunicado que irá impor restrições temporárias ao fornecimento de produtos da unidade 3681 da empresa, que fica na cidade de Uberlândia (MG), a partir do dia 19 de junho.

O mercado russo é um dos mais importante para o Santa Catarina. Em 2012, segundo a Secretaria de Comércio Exterior brasileira, o Estado exportou quase 54 mil toneladas de carne suína para a Rússia, somando US$ 148,6 milhões.

Fonte: Atual FM