Depois de algum tempo de negociações e encaminhamentos foi oficializado, na tarde de ontem o Acordo de Cooperação Técnico entre o Hospital São Francisco de Concórdia (HSF) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó.

O convênio garantirá a vinda de acadêmicos do Curso de Medicina, a ser iniciado em fevereiro de 2015, para atendimento, com objetivo de conhecimento do sistema de saúde da região, e também para residência médica, especialização realizada nos dois últimos anos da graduação. Segundo o reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, os acadêmicos virão para o hospital já nas duas primeiras semanas de aula, para o processo de imersão.

Andrioli destaca que a parceria representa ganhos para os dois lados. A universidade fortalecerá a sua presença na região e o hospital receberá futuros médicos que poderão permanecer na cidade. O Curso de Medicina está sendo preparado para atender todo o Oeste catarinense.

O processo de implantação do curso tem reuniões mensais e já está sendo planejado também a pós-graduação. A contratação dos professores será por meio de concurso público, que ocorre em novembro. Os interessados não precisam ter mestrado e doutorado. A UFFS inicialmente ofertará 60 vagas no curso de Medicina.

Fonte: Atual FM