Antônio Osni Monn foi chamado para que recolhesse uma carga que não poderia ser vista (Foto: Reprodução/RBS TV)

Outros dois assessores também solicitaram desligamento dos cargos. Secretaria de Estado da Educação está montando relatório para o MEC.

O diretor da Escola de Educação Básica Nereu Ramos, José Vanderlinde, e os dois assessores administrativos pediram dispensa dos cargos nesta quarta-feira (27) em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. O pedido foi feito para a Gerência de Educação (Gered) da Grande Florianópolis.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SED-SC), os três continuam sendo professores da rede de ensino de Santa Catarina. A direção da SED-SC já tinha decidido pela exoneração dos profissionais, mas como o pedido de dispensa foi solicitado, a decisão foi desconsiderada e o pedido prontamente atendido.

Mais de 3 mil livros didáticos, a maior parte novos, foram “doados” pelo diretor Vanderlinde a um catador de lixo, sob uma condição: o material não poderia entrar em circulação. O reciclador, Antônio Osni Monn, que foi chamado para que recolhesse uma carga que não poderia ser vista. Muitos livros ainda estavam com o selo da editora e do MEC.

A Secretaria de Estado da Educação (SED-SC) está fazendo um relatório que será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) referente as ações realizadas sobre o caso. Nos próximos dias, uma equipe do MEC em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fará uma auditoria na escola.

A nova equipe que responderá pela escola será definida nos próximos dias, em regime de urgência, pela Gered. O novo diretor ficará responsável pelo desenvolvimento do Plano de Gestão da instituição. O ex-diretor continuará respondendo pelo processo administrativo instaurado pela Secretária de Educação de Santa Catarina.

Fonte: G1/SC