Entidades organizam manifestação dia 3 de setembro.

Segundo o Presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jaborá e Coordenador da Microrregião Baixo Vale do Rio do Peixe, Genuir Afonso Batisttoni, a iniciativa surgiu após empresas integradoras não comparecerem a reunião para discutir uma solução para o problema.

“O preço pago pelas integradoras por 3 aves após 40 dias não da para comprar nem um bombom”, a revelação assustadora, do Presidente Genuir, ilustra muito bem a situação difícil em que se encontram os produtores integrados de duas cadeias produtivas em Santa Catarina: Suínos e aves. “Como pode um produtor de porcos sobreviver ganhando 11 reais por cabeça quando segundo a EMBRAPA o custo médio é de 22 reais e quarenta centavos”, observa Genuir.

Para apresentar a sociedade os desafios do setor os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, através da Microrregião e com apoio da Associação dos Avicultores do Alto Uruguai Catarinense e instituições publicas, realizou o Seminário de Produção Integrada na cidade de Jaborá.

O evento terminou com uma pauta reivindicatória que deveria ter sido entregue as empresas integradoras durante reunião no dia 1 de agosto na cidade de Jaborá, contudo mesmo com oficio convidando essas empresas, elas não mandaram seus representantes. Sendo assim foi definido pela Comissão de Integrados da Microrregião Baixo Vale do Rio do peixe, que tem representantes dos produtores de suínos e aves, que seria realizada uma manifestação no dia 3 de setembro na Praça central de Concórdia às 14h.

O Presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, diz que esse é o momento de união de forças. “Temos que chamar todos os produtores da região para que a grande concentração seja ouvida pelos representantes dessas empresas para que percebam que como está não é possível ficar. Queremos uma produção com qualidade de vida e de renda para nossos produtores. Temos certeza que a sociedade não será conivente caso saiba do problema”, avaliou Dresch.