No sábado, dia 6 de setembro, a partir das 8h30min, acontece uma programação especial em Itá na praça Dr. Aldo Ivo Stumpf, em frente à Prefeitura Municipal, com parada de carros e orientações sobre uso e destino correto de medicamentos. O evento contará com toda a equipe da Secretaria de Saúde de Itá, que além das dicas fará verificação de pressão arterial, HGT (diabetes) e peso.

Os remédios são essenciais para a resolução dos problemas de saúde, mas normalmente sobram medicamentos que ficam guardados até perderem a validade. Esse acúmulo constitui um grande fator de risco para as famílias. Além de favorecer a prática da automedicação, aumenta o risco de intoxicação por ingestão acidental, principalmente pelas crianças. Outro problema é o mau armazenamento ou o descuido com o prazo de validade que comprometem sua eficiência, podendo comprometer ainda mais a saúde de quem utilizá-los.

Cuidados essenciais: Não armazene remédios que já não estão mais sendo utilizados e os que estiverem fora do prazo de validade. Descarte também os que estiverem fora da embalagem original ou sem rótulo. Ainda: Só utilize remédios sob orientação de um profissional de saúde. Durante a gravidez e a amamentação, os cuidados com a ingestão de medicamentos devem ser redobrados. Lembre-se: Bebida alcoólica não combina com o uso de medicamentos.

Sobre o armazenamento: Mantenha os remédios trancados em armário alto, fora do alcance de crianças. Medicamentos devem ser guardados em sua embalagem original, protegidos da umidade e da exposição à luz. A maioria dos medicamentos devem ser mantidos em temperaturas abaixo dos 25ºC. Observe na bula as condições indicadas de temperatura e transporte.

É importante: Não descarte o medicamento vencido ou não mais utilizado no ralo ou lixo comum. Deposite em caixas de coleta para que os mesmos tenham um destino correto e consciente. Também no dia 6, os empresários de Itá estarão recebendo da prefeita, Leide Mara Bender, as caixas para recolher as medicações vencidas ou inutilizadas do município. Serão sete pontos de coletas na cidade, mais um ponto de coleta em Santa Cruz e outro em Adolfo Konder. Fique atento e faça sua parte.

Fonte: Ascom PM Itá