Foto: Sirli Freitas / Agencia RBS

Vai demorar pelo menos mais 20 dias para carros e veículos leves voltarem a circular na Ponte da Integração, entre Palmitos (SC) e Iraí (RS). A estimativa é do engenheiro Venceslau Adolpho Júnior, da Sociedade Geral de Empreitadas Ltda (Sogel), empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A passagem de veículos foi interrompida dia 26 de agosto após engenheiros constatarem fragilidade na estrutura.

Uma vistoria detalhada do DNIT verificou rompimento de dois dos quatro tubulões que sustentam o 120, dos 16 pilares da ponte. Foi formalizado um contrato emergencial com a Sogel para a recuperação da estrutura. Cerca de 25 pessoas já trabalham na ponte. O molde que vai cobrir os tubulões chega nesta sexta-feira, e sábado cinco mergulhadores de Rio Grande (RS) começam a trabalhar no revestimento.

O engenheiro esclarece que o aumento do nível do rio, a correnteza e a turbidez da água podem atrapalhar os trabalhos, causando atrasos. Além disso, os mergulhadores podem encontrar mais problemas na estrutura que está submersa e que não foi identificado na vistoria anterior superior ao nível do rio.

Enquanto a passagem não é reaberta os veículos desviam pelas balsas de Mondaí e Itapiranga ou até pela ponte do Goio-Ên, em Chapecó. Outros moradores da região atravessam os mil metros da ponte a pé.

Liberação total do tráfego só ano que vem

Os trabalhos de revestimento na base do pilar da pontes são apenas um paliativo para liberar o tráfego parcial, segundo o engenheiro superintendente do DNIT da região de Cruz Alta, José Augusto Bassani. Posteriormente terão que ser feitos mais blocos de concreto e mais tubulões na base do pilar 12, para a sustentação suficiente ao tráfego pesado. O prazo para a liberação total do tráfego está prevista para o dia 4 de janeiro.

Ele informou ainda que a recuperação, orçada em R$ 7,8 milhões, inclui apenas a estrutura dos pilares 11 e 12, que eram os mais críticos. Posteriormente deverá ser feita a manutenção dos demais pilares. O engenheiro Bassani, do DNIT, disse que periodicamente são feitas vistorias nas pontes para avaliar a necessidade de manutenção.

A interdição

A ponte da BR-158 (também conhecida como BR-386) sobre o Rio Uruguai, que liga Iraí (RS) a Palmitos (SC), terá que ser fechada em função de grave problema estrutural em um dos pilares da ponte, identificado por técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).

O órgão informou que a medida é preventiva para garantir a segurança dos usuários da rodovia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), se o trafego não fosse interrompido, o problema poderia levar a queda da ponte.

A ponte está em obras desde 2013 e já estava funcionando parcialmente, com bloqueio em meia pista e uma restrição para veículos com mais de 20 toneladas. Em junho, a travessia foi fechada durante a enchente do Rio Uruguai.

Fonte: Diário Catarinense