Descobrir se o veículo seminovo já foi batido não é uma tarefa fácil e os consumidores podem ter sérios prejuízos se não ficarem atentos.  Saiba quais os caminhos para descobrir se o seu veículo ou o automóvel que pretende comprar já foi batido. Confira:

1- O primeiro passo é verificar o campo de observações no documento. Preste atenção se há o registro do CSV acompanhado de um número. Com ele, você pode solicitar uma consulta na Ciretran e descobrir que tipo de restrição aquele código representa.

2- Caso não constem restrições no documento e você tenha dúvidas quanto a procedência, o caminho é apelar para as empresas privadas. A reportagem tentou consultar o histórico de um veículo sinistrado na Ciretran de Joinville, mas não conseguiu. Para pedir informações no órgão público, você precisa ser dono do veículo e preencher um requerimento.

3- A alternativa mais viável é procurar uma empresa de vistoria cautelar. Ela consiste em uma perícia detalhada do automóvel e custa a partir de R$ 150. Além da perícia, as empresas podem fazer uma consulta do histórico do veículo no sistema. Essa consulta traz informações de sinistro acompanhadas de fotos e custa em média R$ 30.

4- No site da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg) é possível fazer uma consulta superficial de sinistro informando a placa e o Renavam. No site do Detran-SC também é possível ter acesso a informações do veículo, mas, se não houver restrição no documento ela não estará disponível.

5- Pelo site do Sistema Nacional de Informações de Segurança  Pública (Sinesp) é possível checar se o carro já foi roubado.

Sites que ajudam:

http://www.detran.sc.gov.br/
http://centraldeservicos.cnseg.org.br/ConsultaDetranDF
https://www.sinesp.gov.br

Aplicativo para celular: Sinesp Cidadão

Fonte: A Notícia