Os trabalhadores da Celesc paralisaram os atendimentos nesta terça-feira em todo Estado. Em Itajaí, os profissionais estão concentrados em frente a agência da companhia. A paralisação tem o objetivo de reforçar o pedido de aumento salarial, que será discutido durante as últimas negociações da data-base nesta terça.

Em função da paralisação não haverá atendimento presencial em todas as regiões, como pedidos de ligação de energia, projetos, vistorias, fiscalizações e manutenções. Somente quedas de luz e outros serviços emergenciais estão sendo resolvidos. Na regional de Itajaí apenas dois dos 160 funcionários não participaram da mobilização.

A intenção do Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários do Vale do Itajaí (Sintevi) é sensibilizar a empresa a oferecer um reajuste adequado ao que a categoria reivindica. O diretor do Sintevi, Davi Coelho, explica que nos últimos anos os trabalhadores têm recebido aumento apenas na média da inflação.

— Esse ano queremos ter um ganho real. Na proposta solicitamos 12% de reajuste, mas estamos aguardando a contraproposta da empresa. Estamos quase 100% paralisados no Estado, para mostrar o tamanho da greve que eles podem evitar — afirma.

Conforme Coelho, a Celesc ofereceu apenas 0,40% de ganho real aos trabalhadores — 6,75% de reajuste no total. Caso a nova proposta da empresa não seja aceita pelos trabalhadores, haverá uma assembleia na quinta-feira para definir o início de uma greve, que começaria ainda na próxima segunda.

Fonte: DC