Mês de outubro será de orientações e ações voltadas para diminuir os índices da doença em Itá.

No mês de outubro a Equipe de Saúde da Família (ESF 02) de Itá, estará desenvolvendo o Projeto sobre Câncer de Pele com o objetivo de informar a população sobre os cuidados que podemos ter para evitar a doença. Serão entregues folders para as famílias com informações sobre a doença, como reconhecê-la e quais os cuidados que se deve ter para evitar e diminuir os riscos.

O câncer de pele é o mais comum de todos os tipos de câncer. Ocorre por uma alteração no DNA dos diversos tipos de células que compõem a pele. A incidência anual é corresponde ao dobro dos casos do tipo de câncer mais frequente, como o de mama ou de próstata. No Brasil, em 2012, a estimativa da incidência foi de 62 mil casos novos.

Existem três tipos de câncer de pele: Carcinoma Basocelular, é de um desenvolvimento mais lento, levando vários meses ou anos para crescer. Normalmente passa por fases de “cicatrização” espontânea, o que não significa cura. Carcinoma Espinocelular, geralmente se desenvolve em poucos meses ou no máximo em um ou dois anos. Pode dar metástases. E o Melanoma que é considerado o mais agressivo, de crescimento rápido e que pode dar metástases precocemente.

Sinais de alerta: Aparecimento de “pinta nova”, plana ou elevada, pigmentada ou não. Sangramento recorrente, dor ou coceira em “pinta” pré-existente. Crescimento em altura ou diâmetro ou ainda alteração ou irregularidade na cor de “pinta” pré-existente. Aparecimento de sinais inflamatórios: vermelhidão e calor local. Aparecimento de halo vermelho ou despigmentado ao redor da “pinta”. Alteração ou irregularidade nas bordas (limites mal definidos) ou na superfície (crescimento de nódulo) em “pinta” pré-existente. Cicatriz que não fecha por mais de um mês.

O principal fator causador do Câncer de pele é a exposição solar. O sol entre 10h e 16h emite uma grande quantidade de raios ultravioleta UVA e UVB, que são radiações ionizantes e alteram o DNA celular. Por isso, procure evitar a exposição direta ao sol nesse horário.

Para previnir aplique sobre a pele filtros solares com fator entre 20 e 30, quinze minutos, antes de se expor ao sol. Use mesmo em dias nublados, pois a radiação ultravioleta atravessa nuvens e não dá sensação de calor. Reaplique o filtro solar a cada 2 horas ou sempre que fizer exercícios ou entrar no mar ou piscina. Faça um autoexame com frequência, empregando espelho para visualizar todas as áreas de sua pele.

Se notar alguma alteração na pele, procure um médico, para tirar suas dúvidas e providenciar o tratamento adequado. E atenção: Qualquer “pinta” pode se degenerar para Câncer de Pele. O melhor tratamento é a prevenção e o diagnóstico precoce. Na fase inicial, todos os tumores de pele são curáveis. Previna-se.

Fonte: Ascom/ Prefeitura de Itá