Rigo e Lidaci são cassados pelo TRE, Prefeito e vice-prefeita de Paial, por uso abusivo dos meios de comunicação.

Em sessão plenária do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), realizada na noite de hoje (29/09) o prefeito de Paial Aldair Antônio Rigo (Partido Progressista-PP) e sua vice Lidaci Luterek Lopes Cromianski  (Partido dos Trabalhadores), de Paial, foram cassados pela maioria dos juízes. Um dos fatos denunciados, que trata do uso indevido de meios de comunicação resultou na condenação.

Na sessão do último dia 17, quando o recurso eleitoral entrou em pauta o juiz Marcelo Krás Borges pediu vistas, mesmo com voto do relator, juiz Hélio do Valle Pereira, sendo pela absolvição. No voto de divergência apresentado hoje, o juiz Marcelo Krás Borges entendeu que houve abuso do poder de autoridade com a publicação de uma revista com 14 páginas enaltecendo obras e ações do governo de Aldair Rigo em outubro de 2011. Também citou o uso abusivo de meios de comunicação social e ainda a exoneração de servidoras terceirizadas, em período eleitoral, configurando abuso de poder de autoridade. O voto foi acompanhado por mais dois juizes, especialmente no fato relacionado ao uso abusivo dos meios de comunicação social. Outros dois juizes acompanharam o voto do relator pela absolvição. Havendo empate, o presidente da sessão, juiz presidente da sessão, Vanderlei Romer também acompanhou o voto da divergência, considerando que “houve escancarado abuso do uso dos meios de comunicação”.

Da decisão cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Enquanto isso, prefeito e vice são mantidos nos cargos.

Fonte: Belos Montes