Novos vice-presidentes e secretários da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados são acusados de trabalho escravo, improbidade, crime eleitoral e lavagem de dinheiro.

Cinco dos seis secretários escolhidos pelos partidos para compor a Mesa Diretora da Câmara têm problemas com a Justiça. Entre as acusações que pesam sobre eles há desde trabalho escravo a lavagem de dinheiro e improbidade administrativa. Nenhum, no entanto, teve condenação definitiva.

Réu em processo por trabalho escravo no Supremo Tribunal Federal (STF), o novo 1º secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), não é o único integrante da Mesa Diretora com problemas na Justiça. Além do deputado paulista, que já sofreu condenação pelo mesmo caso no Tribunal Superior do Trabalho (TST) outros quatro integrantes da Mesa tem pendências judiciais. Ou seja, cinco dos seis vice-presidentes e secretários escolhidos pelos deputados para comandar a Casa têm contas a acertar no Judiciário.

O primeiro vice-presidente, Waldir Maranhão (PP-MA), é alvo de inquérito, ao lado de outros parlamentares, por lavagem de dinheiro e ocultação de bens. As investigações fazem parte da Operação Miqueias, da Polícia Federal, que investigou quadrilha que desviava recursos de fundos de pensão nos estados e municípios. Em resposta ao Globo, o gabinete informou que Maranhão tem “absoluta convicção de sua inocência”.

O segundo vice-presidente, Giacobo (PR-PR), também responde a inquérito no STF por crimes contra a ordem tributária. Já o segundo-secretário, Felipe Bornier (PSD-RJ), informa o repórter Chico de Góis, é acusado de uso indevido de meio de comunicação social nas eleições do ano passado. Bornier nega irregularidade. Giacobo não retornou o contato da reportagem.

Novo quarto-secretário da Câmara, Alex Canziani (PTB-PR) responde a uma ação civil pública por improbidade administrativa com dano ao Erário por ato praticado quando foi vice-prefeito interino de Londrina (PR). “Tenho todo interesse que isso se resolva, porque sou inocente”, respondeu Canziani ao jornal.

Fonte: O Globo