Em visita ao Oeste de Santa Catarina nesta quinta-feira, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, afirmou que uma reunião entre governos federal, estadual e municipal na primeira semana de agosto deve definir o repasse de recursos para a reconstrução de municípios afetados pelas chuvas dos últimos dias.

Mais cedo, Occhi também assegurou queFundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será liberado para quem perdeu a casa e para moradores das três cidades que decretaram Estado de Calamidade Pública.

– Vamos garantir ao povo de Santa Catarina que não vai faltar apoio do governo federal para atender estes pleitos – afirmou Occhi, que retornou a Brasília no meio da tarde.

Segundo a Defesa Civil de SC, até esta quinta-feira eram 50 municípios afetados pelo mau tempo, sendo que 15 deles decretaram estado de emergência. Os três municípios em estado de calamidade pública –  SaudadesMaravilhaCoronel Freitas – foram visitados pelo ministro e devem ter prioridade nos repasses.

No caso de Coronel Freitas, por exemplo, uma reunião foi realizada no gabinete do prefeito, Mauri José Zucco. A cidade teve 70% do território afetado pelas chuvas e registrou uma morte durante a semana.

– Estamos articulando medidas com Caixa e com o Banco do Brasil, para que eles também possam trazer alternativas com parcelamento e carência de dívidas, por exemplo – disse Occhi.

Para auxiliar nos levantamentos, o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Rafael Machado, permanecerá no Estado. Ele irá trabalhar na organização de informações para basear os repasses do governo federal. O envio de kits de higiene e cestas básicas para SC – o quanto antes – também foi garantido pelo ministro.

Secretário-adjunto da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli afirma que a visita do ministro Occhi a SC pode ajudar a sensibilizar o governo a respeito da situação no Oeste.

– Para agilizar o início dos auxílios, é importante que o ministro possa ver a dimensão do estrago – disse.

Estado liberou 90 mil litros de combustível

As cidades de Saudades, Maravilha e Coronel Freitas já têm, cada uma, 30 mil litros de combustível à disposição, pagos pelo Governo do Estado. Nestes locais, as prefeituras já tem autonomia para administrar o combustível.

A informação foi confirmada pelo secretário de Defesa Civil de SC, Milton Hobus, que destacou a importância de manter veículos de emergência em funcionamento.

Fonte: Diário Catarinense