Sindicato afirma que 80% dos funcionários estão parados. INSS afirma que 69% das agências foram afetadas no estado.

Cerca de 80% dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Santa Catarina estão parados nesta quinta-feira (30) no 23º dia de greve no estado, informou o sindicato regional da categoria. A greve foi deflagrada em todo o país. Nesta quinta ocorrem negociações em Brasília.

De acordo com o balanço nacional do INSS publicado na quarta-feira (29), 69% das agências do estado foram afetadas com a paralisação. Destas, 56% estão com atendimento parcial e 13% totalmente fechadas. Isso equivale a 35 e 8 agências, respectivamente. O estado possui 63 agência e cerca de 3 mil funcionários.

Conforme Luciano Veras, coordenador estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal no Estado de Santa Catarina (Sindprev/SC), entre as solicitações dos funcionários está a reposição da inflação nos salários, mais concursos públicos, a incorporação das gratificações ao pagamento fixo e carga horária de 30 horas para todos os servidores.

De acordo com Clarice Pozzo, do comando de greve, nesta quinta foram registradas ainda mais adesões em função das negociações nacionais. “Na próxima segunda-feira (3) devemos avaliar em assembleia o que foi decidido em Brasília para aplicarmos ao estado”, reforça Pozzo.

Todas as regiões do estado aderiram, segundo o sindicato. O maior número de grevistas está concentrado em Criciúma e Joinville e o menor em  Chapecó. O sindicato informa que são cerca de 3 mil funcionários nas agências.

Agendamentos de atendimentos não são feitos presencialmente nas agências afetadas, informou o sindicato. Aqueles que já estavam marcados, são realizados nas agências abertas. O órgão reforça que existe o teleatendimento pelo telefone 135, que realiza as mesmas funções.

FONTE: G1/Santa Catarina