Era difícil encontrar um espaço livre na faixa de areia (Foto: Reprodução/RBS TV)A Companha Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) estimam que o número de turistas em Santa Catarina deve aumentar 20% na próxima temporada de verão. Para tentar evitar problemas de abastecimento de água e fornecimento de energia, as duas instituições têm realizado reuniões operacionais. A última ocorreu na tarde de quinta-feira (27) em Florianópolis.

“A união das duas empresas é primordial para uma temporada tranquila”, afirmou o presidente da Casan, Valter Gallina. Segundo a Casan, a conclusão da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, no Sul do estado, e a alta do dólar devem fazer com que mais turistas procurem Santa Catarina. A previsão é baseada em dados extraoficiais.

“Ainda é cedo para ter uma projeção”, pondera o presidente Valdir Rubens Walendowsky, da Santur, órgão de turismo do governo estadual. “Eles [Casan e Celesc] precisam trabalhar com um número maior, pois se trabalhar com o percentual mínimo, fura.

Segundo ele, há a expectativa de uma “grande temporada” de verão. “A defasagem do dólar faz com que menos brasileiros viagem para o exterior e procurem o turismo interno. Santa Catarina é um dos principais destinos”, afirma.

Demanda de consumo
A demanda de consumo de água triplica entre 20 de dezembro e 5 de janeiro, segundo a Casan. Um sistema de monitoramento dos pontos considerados fundamentais no abastecimento de água e geradores devem ser alugados para suprir eventuais quedas de energia. “Temos de buscar a sinergia total, repetindo o sucesso do verão passado”, diz Cleverson Siewert, presidente da Celesc. Na última temporada as duas empresas também trabalharam em conjunto.

Engenheiros da Casan e Celesc se reuniram na tarde de quinta (Foto: Danielly Ribeiro/Divulgação)

 

De acordo com a Casan, as 200 cidades atendidas pela companhia estão inclusas no planejamento para o verão, mas o foco é na área litorânea, especialmente Grande Florianópolis e Porto Belo e Bombinhas, que recebem o maior fluxo de turistas na temporada de verão.

Entre as ações para o próximo verão estão a abertura de poços para casos emergenciais no Norte de Florianópolis, aumento de funcionários da área operacional e contratação de carros-pipas para eventuais emergências.

FONTE: G1/SC