Gotinhas são indolor e crianças devem ser vacinadas (Foto: Divulgação Prefeitura / Ricardo Boni)No último dia da campanha de vacinação contra a poliomielite, Santa Catarina ainda não conseguiu atingir a meta de 95% do público-alvo. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), até sexta-feira (28), data da última atualização do sistema, 80% das crianças entre 6 meses e menos de 5 anos haviam sido imunizadas. Os postos de saúde funcionam das 8 às 17h.

O estado tem como objetivo vacinar 379.793 crianças nesta faixa etária, mas apenas 306.283 foram imunizadas até agora. A gerente de imunização da Dive, Vanessa Vieira da Silva, explica que, mesmo assim, Santa Catarina é o estado que mais vacinou até agora, segundo o Ministério da Saúde.

A regional de Joinville, no Norte catarinense, é a que possui menor índice de vacinação: 69% do público-alvo. Por outro lado, a regional Canoinhas, na mesma área do estado, é onde há a maior cobertura: mais de 95% das crianças na faixa etária estabelecida receberam o reforço.

A partir de terça, só rotina
De acordo com Vanessa, não há previsão de prorrogar a campanha no estado e, até a manhã desta segunda (31), também não existia indicação por parte do Ministério da Saúde de ampliar a campanha. “Até hoje a distribuição é indiscriminada. Qualquer criança na idade pode tomar uma dose extra”, explica.

A partir de terça-feira (1º), os postos de saúde do estado continuarão vacinando, mas apenas os bebês. Eles precisam tomar três doses no primeiro semestre de vida: aos 2, 4 e 6 meses de idade. As ‘gotinhas’, uma dose extra que serve como reforço para quem tem menos de 5 anos, não serão mais dadas para todas as crianças nesta faixa etária. “Depois desta segunda-feira é só para rotina”, reforça Vanessa.

Poliomielite
A poliomelite, ou paralisia infantil, é causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido por meio do contato com fezes ou secreções expelidas pela boca. “A paralisia, normalmente dos membros inferiores, acontece quando o vírus atinge os nervos causando perda de força, atacando os neurônios motores, que controlam a musculatura envolvida”, explica a gerente de imunização da Dive.

A campanha de vacinação começou no último dia 15 e além de imunizar contra a pólio, também busca atualizar as carteirinhas de vacinação. São aplicadas doses de: pentavalente, rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral ou tríplice + varicela (atenuada), DTP, Hepatite B, VIP (vacina inativada de pólio) e VOP (vacina oral de pólio).

Mais informações sobre as vacinas podem ser encontradas no site da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

FONTE: G1/SC