Foto: Auonline/Arquivo

O trecho da BR-153 entre Concórdia e Irani está fora do pacote de concessões do Governo Federal, anunciado no início do ano pela presidente Dilma Rousseff. A confirmação foi feita pelo deputado federal, Celso Maldaner (PMDB). De acordo com ele, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) não irá licitar a “privatização” do trecho.

A pressão para excluir a BR-153 do pacote de concessões do Governo Federal ocorreu depois que os valores foram anunciados. Com o trecho de Concórdia e Irani o valor seria mais alto, porém excluindo os investimentos necessários o pedágio teria uma redução sensível.

Maldaner lamentou a medida adotada pelo Governo Federal que não irá incluir nesse pacote até o final do ano a licitação da BR-153. Ou seja, os investimentos como, por exemplo, a duplicação não deverá ocorrer. A previsão era de instalar uma praça de pedágio na região de Cachimbo, próximo do posto da Polícia Rodoviária Federal.

O deputado não acredita que será possível incluir o trecho no pacote até o final do ano. A Agência Nacional de Transportes Terrestres divulgou inclusive no Diário Oficial da União os detalhes da concorrência pública excluindo Concórdia e Irani da duplicação até a divisa com o Rio Grande do Sul.

A saída do trecho do pacote foi anunciada em uma audiência pública em Chapecó. Lideranças políticas e entidades do Município se mobilizaram e participaram de reuniões em Curitiba no Paranás. Apesar do protesto de Concórdia contra a exclusão do trecho no pacote de concessão o Governo Federal não se sensibilizou.

Fonte: AU Online