img_2300“Eu ouvi aquele vento e o telhado que começou a se soltar. Só peguei os meus filhos e disse: fiquem embaixo da mesa”, lembra a governanta Célia Pelegrini sobre o tornado que atingiu a a Linha Monte Alegre, zona rural de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina.

Assim como a casa de Célia, outras três ficaram totalmente destruídas pelos fortes ventos que atingiram a cidade nesta quinta-feira (19). Quatro pessoas feridas estão hospitalizadas. 

 

Segundo os moradores, o temporal foi muito rápido. “O pior foi quando eu olhei pra fora e não enxerguei casa nenhuma, nem a do meu mano, nada. Meu vizinho disse que viu um funil que baixou no chão, levantou e foi embora. Não há o que fazer, são segundos ”, diz o aposentado José Pelegrini.

As quatro pessoas hospitalizadas depois do vendadal, uma delas em estado grave, são parentes da dona de casa Giovana Pelegrini. “Isso foi um baque, que ninguém esperava”, desabafa.

Zona rural de Chapecó foi atingida por fortes ventos no fim da tarde dest (Foto: Isabel Malheiros/RBS TV)

Aulas suspensas

Outras seis casas ficaram parcialmente destruídas e 20 foram destelhadas em Monte Alegre. A prefeitura de Chapecó informou que uma equipe do Centro de Assistência Social e técnicos da Defesa Civil vão averiguar as necessidades das famílias na manhã desta sexta (20) para prestar atendimento.

Na escola Teresa Baldissera, as aulas foram canceladas, porque a estrutura do prédio foi comprometida.

Falta de luz

Diversos pontos do sistema elétrico foram afetados pelos temporais que atingiriam o estado. Rajadas intensas de vento causaram quedas de árvores e de objetos na rede da Celesc, provocando os desligamentos de energia. Em torno de 180 mil unidades consumidoras foram atingidas por volta das 19h, quando houve o pico de ocorrências.

Nesta sexta-feira, às 9h30, 360 eletricistas da Celesc atuavam para restabelecer a energia das 17 mil unidades que permanecem desligadas, a maioria localizada em Chapecó, Lages e Jaraguá do Sul.

Estragos em 17 cidades

Ventos fortes atingiram pelo menos 17 cidades catarinenses nesta quinta-feira, informou a Defesa Civil estadual.

De acordo com dados das estações da Epagri/Ciram e do Inmet, foram registrados ventos fortes no Oeste e no Norte do estado, nas cidades de Dionísio Cerqueira (70 km/h), Lontras (72 km/h), Rio Negrinho (72 km/h), Xanxerê (74 km/h), Curitibanos, (76 km/h), José Boiteux (78 km,h) e Campo Belo do Sul (104 km/h), informou a Defesa Civil.

Ainda segundo o órgão, também foram registrados destelhamentos em Treze Tílias, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Barra Velha e São João do Itaperiu.

Vendaval atingiu diversas cidades de SC na quinta-feira (19) (Foto: Reprodução/RBS TV)

Em Planalto Alegre, 9 aviários foram danificados, três deles desabaram com a força do vento. Além disso, cinco casas foram destelhadas.

Em Caxambu do Sul, 20 casas foram destelhadas e outras 40 foram alagadas. Na noite de quinta, os bombeiros distribuíram um rolo de lonas para as famílias atingidas.

Em Treze Tílias, o hospital do município ficou quase totalmente alagado depois que o telhado foi danificado pelo temporal. Cerca de 10 casas, próximas à unidade de saúde, tiveram parte do telhado destruído.

O centro de eventos da cidade e uma lanchonete da região central também tiveram telhados comprometidos pelo vento, além de árvores caídas e desabastecimento de energia elétrica.

Jaraguá do Sul

Na região Norte, 20 minutos de chuva causaram destelhamentos, queda de árvores e deslizamentos, no município de Jaraguá do Sul.

O Corpo de Bombeiros relatou ter atendido 25 ocorrências relacionadas a árvores caídas nas principais ruas do centro da cidade e nos bairros Vila Rau, Baependi e Ilha da Figueira. Não houve feridos graves, apenas um homem que estava consertando um telhado caiu. Ele foi atendido pelos bombeiros e encaminhado ao hospital.

Dois locais onde está acontecendo a Schützenfest, a Festa do Tiro, também foram danificados. Depois de interditar estes pontos, a festa continuou normalmente.

Grande parte da cidade ficou sem energia elétrica. No início da manhã desta sexta-feira (20), aproximadamente 1,5 mil consumidores ainda estavam sem luz, de acordo com a RBS TV.

Parte do telhado de uma loja caiu, mas ninguém ficou ferido. As famílias atingidas pela chuva estão recebendo lona da Defesa Civil e dos bombeiros desde a noite de quinta.

Corpo de Bombeiros relatou ter atendido 25 ocorrências relacionadas a árvores caídas  (Foto: Reprodução/RBS TV)

FONTE: G1/SC