Provocados por organizações sociais, procuradores do Ministério Público Federal, por meio de suas sedes estaduais, pedirão cancelamento de licenças de rádio e TV controladas por 08 senadores e 32 deputados federais pelo país.

Entre os alvos da iniciativa inédita -lançada com aval do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e coautoria do Coletivo Intervozes-, estão alguns dos mais influentes políticos do país, como os senadores Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, Edison Lobão (PMDB-MA), José Agripino Maia (DEM-RN), Fernando Collor de Mello (PTB-AL), Jader Barbalho (PMDB-PA) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Na Câmara, devem ser citados deputados como Sarney Filho (PV-MA), Elcione Barbalho (PMDB-PA), ex-mulher de Jader, Rodrigo de Castro (PSDB-MG) e Rubens Bueno (PR), líder do PPS na Casa.

No Ministério das Comunicações, todos eles constam como sócios de emissoras.

Políticos Radiodifusores

Confira abaixo a relação dos 40 deputados federais e senadores sócios de empresas prestadoras de serviços de radiodifusão que aparecem no Sistema de Acompanhamento de Controle Societário – Siacco, da Anatel:

Deputados Federais

Estado

Deputado

Partido

Emissoras

AL
João Henrique Holanda Caldas
PSB
Alagoas Comunicação
AP
Luiz Gionilson Pinheiro Borges
PMDB
Beija Flor Rádio Difusão
Beija Flor Rádio Difusão FM
Beija Flor Rádio Difusão OM
BA
Felix de Almeida Mendonça Júnior
PDT
Rádio FM Macaubense
Rádio Patrocínio
BA
José Alves Rocha
PR
Rádio Rio Corrente
Rio Alegre Radiodifusão
BA
José Nunes Soares
PSD
Rádio Cidade
CE
Aníbal Ferreira Gomes
PMDB
Rádio Difusora do Vale do Acaraú
CE
Domingos Gomes de Aguiar Neto
PMB
Rádio Difusora de Inhamuns
GO
Magda Mofatto Hon
PR
Rádio e Televisão Di Roma
MA
Carlos Victor Guterres Mendes
PV
Rádio Interior
MA
José Sarney Filho
PV
Rádio Litoral Maranhense
Rádio Mirante
Televisão Mirante
MG
Bonifácio José Tamm de Andrada
PSDB
Rádio Correio da Serra
MG
Dâmina de Carvalho Pereira
PMN
Rádio Cultura de Lavras
MG
Jaime Martins Filho
PSD
Rádio Difusora Industrial
MG
Rodrigo Batista de Castro
PSDB
Medina FM
PA
Elcione Therezinha Zahluth Barbalho
PMDB
Carajás FM
Rádio Clube do Pará – OM
Rádio Clube do Pará – OT
Sistema Clube do Pará
PB
Damião Feliciano da Silva
PDT
Rádio Santa Rita
Sistema Rainha de Comunicação
PE
Adalberto Cavalcanti Rodrigues
PTB
Rádio Pio Pontal FM
PE
Luiz Gonzaga Patriota
PSB
Rede Brasil de Comunicação
PI
Átila Freitas Lira
PSB
Rádio Chapada do Corisco
PI
Júlio César de Carvalho Lima
PSD
Rádio FM Esperança
PR
Ricardo José Magalhães Barros
PP
Frequencial Empreendimentos de Comunicação
PR
Rubens Bueno
PPS
Rádio Brasileira
RJ
Soraya Alencar dos Santos
PMDB
Rádio Musical
RN
Fábio Salustino Mesquita de Faria
PSD
Rádio Agreste
RN
Felipe Catalão Maia
DEM
Alegar Rádio Sociedade
Rádio A voz de Seridó
Rádio Curimataú
RS
Afonso Antunes da Motta
PDT
TV Alto Uruguai
SC
João Rodrigues
PSD
Rádio Nonoai
SC
Jorginho dos Santos Mello
PR
Rádio Santa Catarina
SP
Antônio Carlos Martins de Bulhões
PRB
Duarte Coelho FM
Rádio Aratú
Rádio Cultura de Gravataí
Rádio Metropolitana Santista
SP
Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi
PMDB
Rádio AM Show
Rádio Show de Igarapava
SP
Paulo Roberto Gomes Mansur
PRB
Empresa de Comunicação PRM
Rádio Cultura FM
Rádio Cultura São Vicente
TO
César Hanna Halum
PRB
Folha Popular

Senadores

Estado

Senador

Partido

Emissoras

AL
Fernando Affonso Collor de Mello
PTB
Rádio Clube de Alagoas
Rádio Gazeta de Alagoas
TV Gazeta de Alagoas
CE
Tasso Ribeiro Jereissati
PSDB
FM Jangadeiro
TV Jangadeiro
MA
Edison Lobão
PMDB
Rádio Guajajara
MA
Roberto Coelho Rocha
PSB
Rádio Ribamar
Radiovale
Radiovale OM
Radiovale OT
MG
Aécio Neves da Cunha
PSDB
Rádio Arco Iris
PA
Jader Fontenelle Barbalho
PMDB
Belém Radiodifusão
RBA – Rede Brasil Amazônia de TV
Sistema Clube do Pará
RN
José Agripino Maia
DEM
Rádio Libertadora Mossoroense
Rádio Ouro Branco
Tropical Comunicações FM
Tropical Comunicações TV
RO
Acir Marcos Gurgacz
PDT
Editora Diário da Amazonas

Baseado em dispositivo da Constituição que proíbe congressista de “firmar ou manter contrato com empresa concessionária de serviço público” (Art. 54), a Procuradoria pedirá suspensão das concessões e condenação que obrigue a União a licitar novamente o serviço e se abster de dar novas outorgas aos citados.

No total, os 40 parlamentares radiodifusores aparecem como sócios de 93 emissoras.

A primeira leva de ações foi protocolada em São Paulo na quinta-feira (19) contra veículos associados aos deputados Antônio Bulhões (PRB), titular de concessões de rádios em Santos, Gravataí (RS), Olinda (PE) e Salvador; Beto Mansur (PRB), com rádios em Santos e São Vicente; e Baleia Rossi (PMDB), vinculado a duas rádios no interior paulista.

Nas peças (ações civis públicas), quatro procuradores e o advogado Bráulio de Araújo, do Intervozes (entidade que milita na área de comunicação), citam o caso do ex-deputado Marçal Filho (PMDB-MS), condenado no STF (Supremo Tribunal Federal) por falsificação do contrato social de uma rádio.

Conforme o acórdão do STF (documento da decisão final), Marçal falsificou papéis justamente para omitir a condição de sócio da emissora. No processo, os ministros Roberto Barroso e Rosa Weber fizeram considerações sobre o artigo 54 da Constituição, o mesmo evocado agora contra parlamentares radiodifusores.

Barroso disse que a norma “pretendeu prevenir a reunião de poder político e controle sobre veículos [...], com os riscos decorrentes do abuso”.

Weber afirmou que “há um risco óbvio na concentração de poder político com controle sobre meios de comunicação de massa” e que, sem a proibição expressa na Constituição, “haveria risco de que o veículo, ao invés de servir para o livre debate e informação, fosse utilizado apenas em benefício do parlamentar”.

Ela lembrou ainda que “tal distorção” foi reconhecida pelo próprio ex-deputado Marçal no processo, quando afirmou que resolveu virar sócio da rádio em seu Estado porque “não teve mais espaço em empresas controladas por seus adversários políticos”.

Conflito

Outro argumento das ações da Procuradoria é o do conflito de interesses. Os procuradores lembram que cabe ao Congresso apreciar atos de outorga e renovação de concessões. Conclui então que congressistas radiodifusores “estarão propensos” a votar sempre pela aprovação para não prejudicar futuras análises de seus processos.

As peças citam uma sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de 2011 que deu aval a 38 concessões e 65 renovações em apenas três minutos e com só um deputado presente. Citam ainda casos de políticos que votaram na aprovação de suas próprias outorgas ou renovações.

Bráulio de Araújo afirma que, no futuro, também poderá entrar com ações contra políticos que escondem a propriedade de rádios e TVs em nome de parentes ou laranjas.

Nessa primeira leva, só serão acionados veículos que têm o próprio parlamentar no quadro societário.

Além dos processos da Procuradoria, uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental sobre o tema está sendo formulada para ser levada ao STF. Nesse tipo de ação, os ministros não são provocados a condenar ou absolver casos individuais, mas a analisar a situação em geral à luz da Constituição.

OUTRO LADO

Dos 40 congressistas que constam como sócios de rádios ou TVs, sete creem que a legislação permite esse tipo de participação, desde que eles não exerçam funções administrativas nas emissoras.

Essa opinião foi manifestada por Baleia Rossi (PMDB-SP), Fernando Collor (PTB-AL), Gonzaga Patriota (PSB-PE), João Henrique Caldas (SD-AL), João Rodrigues (PSD-SC), Ricardo Barros (PR-PR) e Victor Mendes (PV-MA).

“O ordenamento jurídico permite [ser sócio]. Não exercendo direção, não há vedamento legal”, disse Caldas.

Presidente da Frente Parlamentar de Radiodifusão, Rodrigues, que também defende essa tese, afirmou que, se necessário for, deixará a Câmara para manter o controle de sua rádio em Nanoai (RS). “Sou radiodifusor antes de ser deputado. Não vou colocar a minha vida profissional e aquilo que me sustenta fora por causa de um mandato.”

Collor, em nota, afirmou que não participa da gestão das emissoras: “As concessões às empresas da Organização Arnon de Mello estão dentro da legalidade conforme a interpretação corrente das normas constitucionais”.

O Código Brasileiro de Comunicações, de 1962, diz apenas que parlamentar não pode ser diretor de veículo. Não proíbe nem autoriza expressamente a possibilidade de ser sócio. Para os signatários das ações do Ministério Público, a Constituição de 1988 afastou essa dúvida ao dizer que congressista não pode ter “contrato” com concessionárias de serviço público.

Outros quatro parlamentares também confirmaram que são sócios de emissoras: Aníbal Gomes (PMDB-CE), Domingos Neto (Pros-CE), Felipe Maia (DEM-RN) e José Agripino (DEM-RN).

Sócio de uma rádio e uma TV em Natal, outra rádio em Mossoró (RN) e uma terceira em Currais Novos (RN), Agripino disse que todas são herança de seu pai. “Não foram concessões dadas a mim. É uma questão nova para o Judiciário. Além disso, minha participação é minoritária” (ele divide as emissoras com a mãe e dois irmãos).

Neto afirmou que a Difusora de Inhamuns é de sua família “há mais de cem anos” e que ele hoje tem 5% da firma. Maia e Gomes disseram que já eram proprietários de suas rádios antes de assumir mandato. Gomes foi além: “Desconhecia a legislação e achei que era permitido que um deputado mantivesse a rádio, desde que tivesse sido concedida antes do começo do mandato”, afirmou.

Dez afirmaram que não são mais sócios de emissoras ligadas aos seus nomes: Acir Gurgacz (PDT-RO), Afonso Motta (PDT-RS), Antônio Bulhões (PRB-SP), Fábio Faria (PSD-RN), Jaime Martins (PSD-MG), Jorginho Mello (PR-SC), Beto Mansur (PRB-SP), Roberto Rocha (PSB-MA), Rubens Bueno (PPS-PR) e Soraya Santos (PMDB-RJ).

“Tem mais de 20 anos que saí da rádio”, disse o deputado Rubens Bueno. “Comprei e vendi, era uma coisa pequena, insignificante.”

A assessoria de Soraya Santos disse que “há dez anos a deputada transferiu a titularidade [da rádio Cantagalo, no Rio] para uma igreja”.

Bulhões, Motta, Faria, Martins, Mello e Rocha sugerem que há defasagem no cadastro do ministério, hipótese refutada pela pasta.

Rodrigo de Castro (PSDB-MG) disse que a rádio em seu nome “só existe no papel”, nunca funcionou de fato.

Aécio Neves (PSDB-MG), sócio de uma FM em Betim, na região metropolitana de BH, informou que só comentará quando for notificado.

Folha não conseguiu entrar em contato com Átila Lira (PSB-PI), César Halum (PRB-TO), Dâmina Pereira (PMN-MG), José Nunes (PSD-BA), Júlio César (PSD-PI) e Cabuçu Borges (PMDB-AP).

Adalberto Cavalcanti (PTB-PE), Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), Damião Feliciano (PDT-PB), Edison Lobão (PMDB-MA), Félix Mendonça (PDT-BA), Jader e Elcione Barbalho (PMDB-PA), José Rocha (PR-BA), Sarney Filho (PV-MA), Magda Mofatto (PR-GO) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) não responderam.

O Ministério das Comunicações não quis comentar a iniciativa do Ministério Público, pois não foi notificado.

Fonte: Folha de São Paulo

Confira abaixo a relação dos 40 deputados federais e senadores sócios de empresas prestadoras de serviços de radiodifusão que aparecem no Sistema de Acompanhamento de Controle Societário – Siacco, da Anatel:

Deputados Federais

Estado

Deputado

Partido

Emissoras

PE

Adalberto Cavalcanti Rodrigues

PTB

Rádio Pio Pontal FM

RS

Afonso Antunes da Motta

PDT

TV Alto Uruguai

CE

Aníbal Ferreira Gomes

PMDB

Rádio Difusora do Vale do Acaraú

SP

Antônio Carlos Martins de Bulhões

PRB

Duarte Coelho FM

Rádio Aratú

Rádio Cultura de Gravataí

Rádio Metropolitana Santista

PI

Átila Freitas Lira

PSB

Rádio Chapada do Corisco

MG

Bonifácio José Tamm de Andrada

PSDB

Rádio Correio da Serra

MA

Carlos Victor Guterres Mendes

PV

Rádio Interior

TO

César Hanna Halum

PRB

Folha Popular

PB

Damião Feliciano da Silva

PDT

Rádio Santa Rita

Sistema Rainha de Comunicação

MG

Dâmina de Carvalho Pereira

PMN

Rádio Cultura de Lavras

CE

Domingos Gomes de Aguiar Neto

PMB

Rádio Difusora de Inhamuns

PA

Elcione Therezinha Zahluth Barbalho

PMDB

Carajás FM

Rádio Clube do Pará – OM

Rádio Clube do Pará – OT

Sistema Clube do Pará

RN

Fábio Salustino Mesquita de Faria

PSD

Rádio Agreste

RN

Felipe Catalão Maia

DEM

Alegar Rádio Sociedade

Rádio A voz de Seridó

Rádio Curimataú

BA

Felix de Almeida Mendonça Júnior

PDT

Rádio FM Macaubense

Rádio Patrocínio

MG

Jaime Martins Filho

PSD

Rádio Difusora Industrial

AL

João Henrique Holanda Caldas

PSB

Alagoas Comunicação

SC

João Rodrigues

PSD

Rádio Nonoai

SC

Jorginho dos Santos Mello

PR

Rádio Santa Catarina

BA

José Alves Rocha

PR

Rádio Rio Corrente

Rio Alegre Radiodifusão

BA

José Nunes Soares

PSD

Rádio Cidade

MA

José Sarney Filho

PV

Rádio Litoral Maranhense

Rádio Mirante

Televisão Mirante

PI

Júlio César de Carvalho Lima

PSD

Rádio FM Esperança

SP

Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi

PMDB

Rádio AM Show

Rádio Show de Igarapava

AP

Luiz Gionilson Pinheiro Borges

PMDB

Beija Flor Rádio Difusão

Beija Flor Rádio Difusão FM

Beija Flor Rádio Difusão OM

PE

Luiz Gonzaga Patriota

PSB

Rede Brasil de Comunicação

GO

Magda Mofatto Hon

PR

Rádio e Televisão Di Roma

SP

Paulo Roberto Gomes Mansur

PRB

Empresa de Comunicação PRM

Rádio Cultura FM

Rádio Cultura São Vicente

PR

Ricardo José Magalhães Barros

PP

Frequencial Empreendimentos de Comunicação

MG

Rodrigo Batista de Castro

PSDB

Medina FM

PR

Rubens Bueno

PPS

Rádio Brasileira

RJ

Soraya Alencar dos Santos

PMDB

Rádio Musical

Senadores

Estado

Senador

Partido

Emissoras

RO

Acir Marcos Gurgacz

PDT

Editora Diário da Amazonas

MG

Aécio Neves da Cunha

PSDB

Rádio Arco Iris

MA

Edison Lobão

PMDB

Rádio Guajajara

AL

Fernando Affonso Collor de Mello

PTB

Rádio Clube de Alagoas

Rádio Gazeta de Alagoas

TV Gazeta de Alagoas

PA

Jader Fontenelle Barbalho

PMDB

Belém Radiodifusão

RBA – Rede Brasil Amazônia de TV

Sistema Clube do Pará

RN

José Agripino Maia

DEM

Rádio Libertadora Mossoroense

Rádio Ouro Branco

Tropical Comunicações FM

Tropical Comunicações TV

MA

Roberto Coelho Rocha

PSB

Rádio Ribamar

Radiovale

Radiovale OM

Radiovale OT

CE

Tasso Ribeiro Jereissati

PSDB

FM Jangadeiro

TV Jangadeiro