As Áreas de Preservação Permanente (APP) foram instituídas por lei como forma de suavizar os impactos ocasionados pela ação natural e das mãos do homem, a manutenção e preservação da fauna e da flora se torna essencial para a diminuição da poluição. As APP estão localizadas principalmente em entornos de rios, lagos ou reservatórios artificiais, ao redor de nascentes, em topo de morros, montes, montanhas e serras, e também em encostas com declividade superior a 45º.

Conhecidas como “APP”, as Áreas de Preservação Permanente conforme a lei Nº 12.651/2012 são áreas protegidas, que podem ser cobertas ou não por vegetação nativa, que tem como objetivo principal preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitando o fluxo da fauna e flora, protegendo o solo e assegurando o bem-estar das populações humanas.

Na Usina Hidrelétrica Itá (UHE Itá), a APP está localizada na margem do lago, e possui uma extensão de 760 km e área total de 2.259 hectares. O Plano Diretor apresenta as regras para utilização do entorno do lago e a fiscalização do uso da APP é realizada pela equipe do empreendimento, e se caso necessário é acionada a polícia ambiental.

A vegetação das APPs desempenha importante papel ecológico, como proteger e manter os recursos hídricos, conservar a diversidade de espécies de plantas e animais, controlar a erosão do solo e consequentemente o assoreamento e poluição dos cursos d’água. Outra função importante das APPs é proporcionar a infiltração e a drenagem pluvial, contribuindo para a recarga dos aquíferos e diminuindo a ação das águas na dinâmica natural, evitando enxurradas, inundações e enchentes.

A população dos municípios lindeiros da UHE Itá também podem contribuir com a fiscalização da preservação da APP, denunciando invasões e degradação através da Linha Verde 0800 645 5800.

Para saber mais sobre as APPs acesse o site do Consórcio Itá www.consorcioita.com.br.

Fonte: Ascom Consórcio Itá