O município de Urupema registrou, na manha desta quinta-feira, a menor temperatura do ano em Santa Catarina: -5,3ºC. No centro da cidade, o Lago da Praça amanheceu congelado. E o desconforto térmico piorou com os ventos de 65 km/h. Com isso a sensação de frio despencou para -29ºC. Os dados são da Epagri/Ciram, órgão que monitora o clima no Estado.

Apesar do frio congelante ter deslocado muitos turistas à cidade, a geada não apareceu nesta madrugada. O sincelo, quando pedaços de gelo podem ser vistos na superfície de árvores ou extremidades de objetos, também foi de menor intensidade devido à umidade e aos ventos fortes.

A paulista Amanda Ferreira, de 27 anos, saiu de Florianópolis por volta das 3h. Às 6h30min desta quinta ela e o esposo já estavam no Morro das Antenas, parte mais alta e gelada da cidade. O casal veio conferir o frio da Serra e se deslumbrar com as belas paisagens.

— É bastante frio, mas esse nascer do sol lindo. Pra gente já valeu muito a pena — declarou Amanda.

Além de Urupema, cidades do Oeste e do Norte do estado também tiveram negativas. Em Bom Jardim da Serra, os termômetros marcavam -4,2°C às 6h. Em São Joaquim, a temperatura era de -3,7°C e Urubici marcou – 3°C. Em Florianópolis o amanhecer foi de 4°C. Já no Oeste, Chapecó marcou 9°C.No Norte, Joinville começou a quinta-feira com 5ºC.

Em Urubici, Helvio Beckhauser registrou o amanhecer de frio intenso. Ele tirou foto de uma árvore congelada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo o metrologista da RBS Leandro Puchalski, a maior parte da quinta-feira será predomínio do sol no Estado. O Oeste terá aumento gradativo da nebulosidade no decorrer do dia. A previsão indica que no turno da noite as nuvens deverão se espalhar para as demais regiões.

— As temperaturas à tarde ficam na casa dos 9ºC na Serra. Nas demais regiões, as máximas variam entre 12 e 15ºC — explicou Puchalski.

Possibilidade de neve

De acordo com a Epagri/Ciram, há chance de neve nas áreas mais altas da Serra entre noite de sexta-feira e madrugada de sábado. No próximos dias haverá também condição de geada no Oeste e Serra, e isolada nas demais regiões, incluindo o Litoral.

Ondas de frio em SC

A quarta-feira já havia sido gelada em Santa Catarina. Em Urupema, onde fez -3,4°C, o vento derrubou a sensação térmica para -20°C pela manhã. Ao menos 14 cidades catarinenses tiveram frio abaixo de 0°C.

Sexta-feira ainda gelada

— As temperaturas seguirão muito baixas em todas as regiões no amanhecer de sexta, inclusive com intensidade parecida com a desta quinta. A diferença é que devemos ter um dia mais nublado, com o sol aparecendo bem menos, deixando a tarde fria boa parte do Estado. Destaco que mais para o final da sexta há chance de chuva fraca na Serra e poucas áreas do Meio Oeste e Sul — adianta Puchalski.

Até quando vai o frio intenso?

— A previsão é que tenhamos as manhãs de sábado, de domingo e também da próxima segunda-feira extremamente geladas. Lá por terça-feira é que o frio vai começar gradativamente a perder força — conclui o meteorologista.

Vale lembrar que Santa Catarina teve outras ondas de frio no outono. Até esta quinta, dia 9 de junho, a menor temperatura havia sido registrada também em Urupema, com -4,3°C no dia 19 de maio. Antes disso, o frio já havia atingido a marca de -4°C no dia 29 de abril na cidade da Serra.

Na época, a Serra catarinense registrou as tradicionais paisagens esbranquiçadastípicas do inverno na região. Acompanhe abaixo algumas galerias de fotos das ondas de frio de abril e maio em Santa Catarina.

Fonte: Diário Catarinense