Com temperaturas perto do 0 ºC em toda Santa Catarinaoutono, nesta segunda-feira, vai se despedindo do Estado. Com isso, às 19h34min começa oficialmente a estação mais fria do ano. E assim o inverno chega com uma nova massa de ar frio vinda da Argentina, que fez os termômetros marcarem -5ºC em Urupema, -2ºC em LagesSão Joaquim no amanhecer. Em outras regiões mais baixas o amanhecer também foi gelado, com marcas entre 3°C a 6ºC.

A previsão para essa segunda é de céu encoberto, com chance de chuva fraca e  isolada no NorteVale do Itajaí,com o sol aparecendo nas outras áreas, mas sempre com variação de nuvens.

De acordo com o meteorologista da RBS Leandro Puchalski, a tendência é de um dia com temperaturas baixas.

— As temperaturas vão seguir baixas durante boa parte do dia, já que ao longo da tarde elas não irão passar muito dos 13C a 15ºC, subindo um pouco mais no Oeste, onde se aproximam dos 18ºC — explica Puchalski.

Massa de ar frio chega no Estado, nesta segunda-feira Foto: Blog do Puchalski / Reprodução Blog

Terça-feira de inverno

A previsão indica uma terça-feira com muitas nuvens poucas aberturas de sol, que podem ocorrem mais no Oeste, na Serra e no Sul catarinense.

— Durante o dia há previsão de chuva fraca e passageira em boa parte das cidades, ficando apenas Serra Sul com menor chance de instabilidade. As temperaturas não sobem muito durante o dia e ficam entre 12°C e 15ºC. Na Serra os termômetros marcam de 6°C a 8ºC nos pontos altos — diz Puchalski.

Inverno em SC

Nevoeiros, nuvens baixas, formação de geada e massas de ar frio de origem polar. Essa deverá ser a rotina de agora em diante com a chegada do inverno.

— Apesar de termos períodos com um certo aquecimento, um dos mais belos espetáculos da natureza, a neve, é algo presente historicamente nessa época. Outros sistemas comuns são os ciclones no mar, que trazem em algumas oportunidades a ressaca, atrapalhando a prática da navegação — comenta o meteorologista.

Além do frio, a previsão de chuva para o inverno é de volumes acima da média, especialmente nos meses de julho e agosto.

Fonte: DC