O prazo para os jovens efetuarem o alistamento militar encerra no próximo dia 30. De acordo com a responsável pelo setor da Junta de Alistamento Militar de Itá, Diva Lucia Baiocco Correa da Silva, o alistamento deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, que nasceu em 1998, portanto que completa ou completará 18 anos, neste ano.

O jovem deve levar ainda, para efetuar seu alistamento, em Itá, cópia da Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento. O horário de atendimento neste município é das 7h45min às 11h45min e das 13h30min às 17h15min, junto à Prefeitura Municipal. Ainda, o alistamento pode ser realizado pela internet, através do site www.alistamento.eb.mil.br. O alistamento ON LINE está disponível para os Estados: Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Santa Catarina e Sergipe.

Diva destaca também, que o jovem que não efetuar seu alistamento, não pode prestar exame em nenhum estabelecimento de ensino, não pode fazer concurso público, não ingressa em universidades e também tem dificuldades em conseguir emprego, já que muitas empresas requisitam o documento. Em Itá, os alistados são dispensados de prestar o serviço militar por haver excesso de contingente.

Os alistados no Município de Itá deveram retornar, a partir de 10 de julho, à Junta de Recrutamento, munidos de foto 3×4 recente, documento de identidade e guia de recolhimento, fornecido pela Junta e pago junto a casa lotérica,  para completarem a dispensa  do Serviço Militar.