Produção registra queda em função da escassez das pastagens em propriedades rurais do Oeste catarinense.

A queda na produção leiteira na região poderá chegar a 20%, segundo a previsão do presidente da Copérdia, Valdemar Bordignon. De acordo com as informações, as perdas já começaram a ser registradas nas propriedades rurais no Alto Uruguai Catarinense. A geada acabou “queimando” as pastagens e o bovinocultor de leite se obrigou a buscar alternativas aumentando também o seu custo de produção.

A oferta menor de leite já tem provocado reflexo na prateleira em Santa Catarina. Na região, o consumidor final está pagando até R$ 4,00 o litro. O presidente da Copérdia afirma que o período de chuva também atrasou o plantio das pastagens prejudicando a produção da bacia leiteira da região, um das maiores do Estado.

A Copérdia tem aproximadamente 1,9 mil associados que produzem mensalmente 10 milhões de litros de leite. A expectativa é de que os produtores consigam melhorar as suas pastagens visando equilibrar a situação que envolve a oferta de leite no mercado interno.

Bordignon também se mostra preocupado, já que o leite é uma forma do produtor rural se manter na pequena propriedade e agregar valor a outras atividades.

Fonte: Atual FM