Relatório da OpenSignal avaliou dados de usuários brasileiros para analisar a qualidade de conexão móvel no país.

Com o mundo de olho no Brasil por causa da Olimpíada no Rio de Janeiro, a empresa OpenSignal divulgou nesta terça-feira um estudo sobre a qualidade da internet móvel no país. De acordo com o relatório, o usuário de 4G no país não consegue se conectar na metade do tempo.

A análise feita a partir de dados recolhidos de cerca de 45 mil usuários brasileiros entre fevereiro e abril de 2016 avalia a qualidade do serviço das operadoras em quesitos como velocidade e disponibilidade de redes 3G e 4G.

No quesito velocidade 4G, a Vivo ficou em primeiro lugar. A conexão da operadora, segundo a OpenSignal, tem uma média de 18.6 Mbps, o que eles consideram ótimo em comparação ao restante da América do Sul, e fica acima da média global, que é de 13.5 Mbps, de acordo com outro relatório da empresa. Todas as outras operadoras ficam abaixo de 12 Mbps: Claro (11.6 Mbp), Oi (11.4 Mbps) e Tim (8 Mbps). Desde o último relatório da empresa, a Claro permaneceu estável, mas a Oi e a Tim mostraram queda de velocidade, por 1 e 2 Megabits, respectivamente.

Em termos de disponibilidade da rede, o relatório destaca que houve melhorias na internet móvel brasileira, mas a um ritmo apenas moderado. Pela metodologia da OpenSignal esse quesito indica a porção do tempo em que os clientes têm acesso à rede, que no Brasil, seria apenas a metade.

A Tim e a Vivo empataram com taxa maiores que 56% em relação à rede 4G. Quando a conexão LTE não está disponível, o usuário “se contenta” com velocidades de redes 3G, que variam entre 1.1 Mbps e 2.4 Mbps. O Brasil ocupa os últimos lugares no quesito disponibilidade em comparação a outros da América Latina.

No Rio de Janeiro, cidade-sede da Olimpíada, o estudo mostra que a estabilidade da rede 4G é melhor do que nas demais regiões do país. Na cidade, a Nextel, que não oferece cobertura nacional, e a Vivo se destacaram entre as demais. Os clientes dessas operadoras tiveram taxa de disponibilidade de 75% na capital carioca. Tim e Claro tiveram uma média 10% maior na cidade do que no restante do país.

Veja a comparação entre velocidade e disponibilidade das rede 3G e 4G das operadoras:

Fonte: ClickRBS/ZH