Foi realizada na sexta feira, 19 de agosto, no Cartório Eleitoral de Seara a reunião entre Justiça Eleitoral, representantes de partidos políticos e da rádio comunitária Studio 104,9 FM de Itá, para encaminhamentos sobre a propaganda eleitoral gratuita.

O horário eleitoral terá 90 minutos diários, sendo que 62 minutos utilizados para os candidatos a prefeito e 28 minutos para os candidatos (as) a vereadores (as), e iniciará no próximo dia 26 de agosto se estendendo até 29 de setembro. A divisão do tempo foi calculada pela própria Justiça Eleitoral levando em consideração aos critérios estabelecidos pela Lei das Eleições, que são os seguintes:

I – 90% (noventa por cento) distribuídos proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados, considerados, no caso de coligação para eleições majoritárias, o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem e, nos casos de coligações para eleições proporcionais, o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos que a integrem;

II – 10% (dez por cento) distribuídos igualitariamente. Importante observar que este ‘número de representantes na Câmara dos Deputados’ é aquela resultante da eleição, ressalvada a hipótese de criação de nova legenda, quando prevalecerá a representatividade política conferida aos parlamentares que migraram diretamente dos partidos pelos quais foram eleitos para o novo partido político, no momento de sua criação.

No primeiro dia, a ordem de apresentação dos programas iniciará pela coligação “Itá do Bem” com espaço de 3 minutos e 19 segundos, seguido pelo programa da coligação “Unidos por Itá” com 3 minutos e 45 segundos e posteriormente “Renova Itá” que terá 2 minutos e 56 segundos para a divulgação de seu programa de governo. O horário de veiculação de segunda a sábado será das 07h às 07h10min e das 12h às 12h10min. Conforme as novas regras em vigor, os programas diários serão apresentados pelos candidatos a prefeito.

Os candidatos a prefeito também terão direito, além do programa diário, a inserções ao longo do dia. Sendo que a coligação “Renova Itá” terá 12 minutos e 19 segundos divididos em 24 inserções diárias. Já a coligação “Unidos por Itá” terá 32 inserções diárias a serem divididos em 15 minutos e 46 segundos. Os 13 minutos e 55 segundos restantes serão divididos 28 inserções para a coligação “Unidos por Itá”.

Já os candidatos ao legislativo terão espaços em inserções que veicularão nas rádios ao longo do dia, sendo que a coligação “Unidos por Itá” terá 10 minutos e 31 segundos a serem divididos em 21 inserções diárias. A coligação “Renova Itá” terá 16 inserções a serem divididos em 8 minutos e 12 segundos e a coligação “Itá do Bem” terá 9 minutos e 17 segundos em 19 inserções.