Histórias são contadas através de objetos, fotos e audiovisuais. Em Itá, encontra-se nas Casas Camarolli e Alberton

Através de objetos antigos, fotos e audiovisuais, as casas de memórias são responsáveis por abrigar e contar a história de uma região e do seu povo. Nos municípios lindeiros ao reservatório da Usina Hidrelétrica Itá, foram construídas Casas de Memória, Cultura e Espaços Culturais, através do Programa de Preservação da Memória e do Patrimônio Histórico-Cultural e Paisagístico.

O Programa foi rebatizado de Arca de Noé, e buscou reforçar para a população local a importância do salvamento e sobrevivência de sua identidade, e contar para os novos moradores e visitantes como os municípios foram colonizados.

Através da relocação de memórias em um único local, chamado de Casa da Memória, foi possível reunir materiais ímpares do povo que ali viveu ou ainda vive. Para que fosse possível a criação dos espaços, foram realizados durante a execução do programa as seguintes ações:

- Levantamento das peças e documentos representativos da história e da cultura local;
- Coleta, seleção, identificação e organização do material recolhido;
- Apoio à criação de espaços permanentes, em nível municipal para divulgação do acervo local;
- Implantação de um processo dinâmico de retroalimentação do acervo;
- Registro dos sítios paisagísticos e de valor cênico;
- Registro sonoro e visual das atividades técnicas agrícolas, hábitos, costumes e manifestações culturais e artísticas das comunidades;
- Cadastro dos bens construídos, identificando suas formas de apropriação e sua inserção no contexto das relações socioeconômicas;
- Remoção das edificações notáveis;

E por fim, a viabilização de mecanismos financeiros e institucionais para implantação do Programa.

A implantação do Programa foi iniciada em maio de 1994, com a realização do “I Fórum sobre o Resgate da Memória e do Patrimônio Histórico Cultural da região atingida pelo reservatório da UHE Itá”, com a participação das administrações municipais, das lideranças e membros das comunidades locais, além da equipe técnica, somando cerca de 120 pessoas. O Fórum buscou reunir a população para que as casas de memórias fossem construídas juntamente com a população. O programa foi concluído em 2001.

Hoje, os municípios lindeiros contam com as Casas de Memórias que estão à disposição para toda a população conhecer mais do seu município. Visite a Casa da Memória do seu município e saiba mais sobre colonização e história da região.

Fonte: Assessoria de Comunicação Consórcio Itá

Casa da Memória - Casa Alberton

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Casa da Memória - Casa Alberton

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Casa da Memória - Casa Camarolli

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Casa da Memória - Casa Camarolli